Reveillon pelo mundo

Itália – O ano novo é a mais pagã das festas, sendo recebido com fogos, que deixam todas as pessoas acordadas. Dizem que os que dormem na virada do ano, dormirão todo o ano.
Não faltam ceias na noite de São Silvestre, santo cuja festa coincide com o último dia do ano.
Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais. O pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.

Estados Unidos - Na Big Apple, a grande festa é celebrada na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exatamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.

Austrália - Em Sydney, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão-postal da cidade. Para assistir ao espetáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os pubs e as praias. Uma das mais procuradas é a Bondi Beach, onde os australianos comemoram.

França - O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe. Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Muitos franceses, principalmente os acima de 35 anos, costumam ir às festas em hotéis.

Chile - O réveillon é bem familiar. Comes e bebes com os parentes e champanhe à meia-noite. Em Santiago, há festas especiais em clubes e restaurantes. O povo também se reúne no centro, próximo à Torre Entel, de onde são lançados os fogos de artifício, à meia noite. Outra festa animada é a de Valparaíso, no litoral do Pacífico, a uma hora e meia de Santiago. As pessoas levam comida, cadeiras, mesas de camping e se instalam na orla, esperando a hora do evento.

Inglaterra - Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Depois, desfrutam da madrugada em uma das milhares de festas que ocorrem nas casas noturnas.

Alemanha - As pessoas reúnem-se, com sua garrafinha de bebida, no Portal de Brandemburgo, no centro, perto de onde ficava o Muro de Berlim. Tradicionalmente, não há fogos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: