Dicas naturais de saúde

Leite materno, chá de noz, grão de bico e goiaba... você vai se surpreender com o poder desses alimentos....


Leite Materno congelado é saudável.  Os bebês que ficam em UTI após o parto, cujas mães estão impossibilitadas de amamentar, podem tomar leite humano congelado numa boa. Antes pairava o medo de que o procedimento oferecesse riscos.  Mas, segundo um trabalho da Universidade Federal de São Paulo, é possível manter o leite de doadoras no freezer por até dois meses sem alterar a qualidade - e isso facilita a obtenção do alimento.

O chá de noz moscada é muito bom para aliviar cólicas na barriga.  A noz moscada atenua essas dores porque tem um efeito antiespasmódico, diminuindo a contração da musculatura do intestino. Mas é importante lembrar que ela tem certa toxidade e, portanto, precisa ser usada com muita moderação, principalmente nas crianças. Menores de 2 anos não devem tomar o chá.   Para adultos o chá pode ser feito com ¼ da noz moscada ralada.

Para anemia, dá-lhe grão de bico. Quem tem criança em casa com anemia pode incrementar a sua dieta com grão de bico e dar um chega pra lá no mal. Num estudo realizado, as crianças de uma escola receberam bolinhos como complemento alimentar que tinham uma grande quantidade de grão de bico: 72% da receita era formada pela leguminosa. Outros ingredientes eram o milho e o exótico pulmão de boi. Eles ajudam na absorção do ferro presente nos grãos. Sucos cítricos, como, limão ou laranja, também ajudam na absorção de ferro encontrado nas leguminosas.

Goiaba no combate ao câncer. A goiaba é riquíssima em licopeno. A quantidade encontrada foi o dobro da que existe no tomate - um dos alimentos mais citados na prevenção de tumores, justamente por causa desse componente. O licopeno é uma espécie de protetor das células, impedindo os danos causados pelos radicais livres. Já foi comprovado que ele é um aliado nos casos de câncer de próstata. A suspeita é que também seja eficiente contra outros tumores, como o de bexiga, mama e o de útero.  O ideal seria ingerir 6,5 miligramas de licopeno por dia, o equivalente a uma goiaba vermelha média.


Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: