Um pouco de história: A Lei Áurea.

Em 1887, um ano antes da Lei Aúrea, o Brasil tinha 723.419 escravos. Quando a princesa Isabel - filha de D. Pedro II - acabou com o cativeiro, os próprios escravos já tinham se libertado por si mesmos. Eles fugiam em massa, sem esperar pela lei oficial.


O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão e, entre a segunda metade do século 16 e 1850, ano em que acabou o comércio de escravos, mais de 3 milhões e 600 mil africanos foram capturados e trazidos para o Brasil. É tanta gente que, até o século 18, 80% da população brasileira era negra e trabalho era sinônimo de escravidão.

A Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel, a Redentora, com sua caneta de ouro, no dia 13 de maio de 1888, depois de aprovada no Senado, com apenas um voto contra. Na Câmara, apresentado em 7 de maio de 1888, o projeto de abolição obteve 83 votos a favor, de um total de 92. É a lei mais concisa que o país já teve: "Art. 1º: É declarada extinta a escravidão no Brasil; 2º: Revogam-se as disposições em contrário".

No dia 13, aproximadamente 10 mil pessoas rodeavam o Paço - palácio do governo no Rio de Janeiro - à espera da princesa Isabel. Ela chegou perto das 3 horas da tarde e usava um vestido de seda de cor pérola com rendas.

Um ano depois do fim da escravidão, Rui Barbosa disse que "queria acabar com o nosso passado negro" e queimou todos os documentos sobre escravidão que encontrou.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: