Curiosidades sobre o chocolate

A origem do chocolate: Os astecas faziam com as favas de cacau um líquido escuro chamado tchocolatl (que significa água amarga). Ele ficou conhecido quando, em 1502, a esquadra de Colombo chegou à ilha de Guanaja, habitada por astecas.
Cristóvão Colombo foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Mas o chocolate ganhou o mundo no século 16. O conquistador Hernán Cortez chegou ao México, entrou em contato com os astecas da época do imperador Montezuma Segundo, conheceu a delícia e a levou para a Europa. Quando lá chegou, o açúcar, a canela e a baunilha substituíram a pimenta, que era usada pelos astecas.

No século 17 surgiu em Londres a primeira loja especializada em chocolates. Em Paris, no século seguinte, foi instalada a primeira fábrica do produto. Ainda no século 19, os holandeses criaram o chocolate em pó e em barra, e os suíços acrescentaram o leite.

Mais curiosidades sobre o chocolate...

• O nome científico do cacau é Teobroma cacau, que significa o néctar dos deuses, ou seja, alimento divino.

• O chocolate beneficia os rins e o sistema nervoso central, além de ajudar na fabricação de endorfina, responsável pelo nosso bem-estar.

• O rei asteca Montezuma Segundo bebia vários frascos do tchocolatl antes de ficar com as mulheres de seu harém, pois a bebida tinha fama de afrodisíaca. O aventureiro sedutor Casanova dizia que o chocolate era o "elixir do amor".

• Por volta do ano 600 antes de Cristo, o cacau era considerado símbolo de status pelas culturas Maias e Astecas. Era uma espécie de "moeda corrente" e aqueles que possuíam "saúde" financeira a ponto de ter cacau em excesso, usavam-no para fazer uma bebida de chocolate que lhes dava sabedoria e poder. Até hoje "cacau" é sinônimo de dinheiro.

• O maior consumo per capita de chocolate, atualmente, é dos suíços: 10 quilos ao ano contra 5 quilos ao ano dos Estados Unidos.

• O maior ovo do mundo: Além de ter se tornado o centro da cultura Ucraniana da província canadense de Alberta, a cidade de Vegreville com 5 mil e 300 habitantes, tem mais um motivo para justificar a fama: o maior OVO de Páscoa conhecido! Não é brinquedo não! É um ovo, de nove metros de altura, decorado em tradicional estilo ucraniano, construído em 1975. Os ovos ucranianos de Páscoa são chamados "Psyankas".
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: