Saiba tudo sobre a calvície

É normal um jovem, até 20 anos de idade, perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Entre 20 e 35 anos, 50 fios se soltam diariamente sem lesar a cabeleira. Para adultos até 50 anos, perder 25 fios por dia não faz diferença. Saiba mais...
Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade. Se você é filho, sobrinho ou neto de um dos 35 milhões de carecas brasileiros, pode coçar a cabeça, pois a calvície é determinada por um par de genes, um do pai, outro da mãe. No homem, basta apenas um dos genes indicar a calvície para nascer um carequinha. Na mulher é preciso que os dois genes sejam da calvície para que o problema se manifeste.
A alimentação influi: quando saudável e equilibrada, é benéfica para todas as células do organismo, inclusive para as produtoras de cabelo. Pessoas subnutridas têm tendência a cabelos fracos e maior propensão à calvície. 

Doenças em outras partes do organismo, como sífilis, distúrbios hormonais e na glândula tireóide, também podem provocar quedas de cabelos.
A calvície na história

  • 1550 antes de Cristo: Os egípcios registraram em um papiro a receita de uma beberagem que, segundo acreditavam, fazia crescer os cabelos. Ela continha mel, cebola, óxido de ferro, chumbo, alabastro e gordura de animais.

  • 420 antes de Cristo: Em um de seus escritos, o filósofo grego Hipócrates recomendou uma massagem com ópio, rábano, fezes de pombo, beterraba e especiais no couro cabeludo para conter o problema da queda de cabelos.

  • No século 17, o rei Luís 13 começou a usar perucas para disfarçar a careca. O resto da corte adotou o acessório e ele virou sinônimo de poder.

  • Em 1800, o fabricante de perucas norte-americano Alexander Barry desenvolveu um produto contra a calvície a base de álcool, óleo de castor e moscas trituradas. O dele foi o mais famoso de uma série de remédios do gênero vendidos na época.

  • Em 1930, surgiram diversas máquinas elétricas destinadas a estimular o crescimento dos fios capilares.

  • Em 1939, foram realizados no Japão os primeiros transplantes de cabelo.

  • Em 1980, as botas gravitacionais chegaram ao mercado. Elas possibilitavam que o careca estimulasse a corrente sangüínea na cabeça ficando de pendurado por 30 minutos todos os dias.

  • Em 1988, o minoxidil foi o primeiro medicamento contra a calvície liberado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que cuida da liberação de medicamentos para o consumo humano.

  • Em 1995, foi lançado um sistema de laser de baixa potência destinado a estimular a circulação sangüínea e o crescimento dos fios.

  • Em 1998, a FDA aprovou o finasterida, que tinha eficácia em 85% dos tratamentos. Ele bloqueava a produção do hormônio DHT, responsável por fazer cair cabelo.

  • Em 2005, o laboratório norte-americano Curis desenvolveu um medicamento que interfere na seqüência de reações químicas responsáveis pela comunicação entre as proteínas do organismo e as células. Isto leva à ativação dos folículos capilares inativos e o rejuvenescimento dos ainda saudáveis.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: