13 de janeiro: aniversário de Renato Aragão

Pouca gente sabe, mas ele se chama Antônio. Isso mesmo: Antônio Renato Aragão. Para nós será sempre o Didi, dos Trapalhões. E o nome completo do Didi, você sabe?...


Nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 13 de Janeiro de 1936. Formou-se oficial do exército, pelo CPOR, em 1955, em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1961, mas foi na televisão que encontrou o caminho e uma vida de sucesso. Começou na TV Ceará, mas em 1963 veio para o Rio de Janeiro e foi contratado pela TV Tupi. Foi em 1964, na TV Excelsior, que surgiu o programa “Adoráveis Trapalhões”. Renato contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. Um sucesso de audiência. De volta à Tupi, em 1975, Renato muda o nome do programa para “Os Trapalhões” e forma um novo quarteto com Dedé Santana, Mussum e Zacarias. O sucesso continuou, foi da TV para o cinema e logo a transferência para a TV Globo. Além do humor no cinema e na TV, Renato Aragão também é embaixador do UNICEF no Brasil e apresenta anualmente o Criança Esperança.

Você sabe o nome completo de Didi?
  • Didi Mocó Sonrizep Colesterol Novalgino Mufumbbo
Curiosidades sobre Renato Aragão:

• Sua estréia na televisão aconteceu no programa Vídeo Alegre, na TV Ceará, em 1961.

• O humorista já foi bancário e tenente do exército.

• Ele é formado em direito.

• Renato se inspirou em Oscarito e Charles Chaplin, seus ídolos, para compor o personagem Didi.

• Renato escalou o Cristo Redentor em 1991, em agradecimento ao publico, pelos 25 anos de sucesso do programa Os Trapalhões.

Reveja a emoção de Didi ao descer do Cristo Redentor:


• Também em 1991, o humorista recebeu o título de Representante Especial do Unicef para a Criança Brasileira. O primeiro programa beneficente Criança Esperança, apresentado por ele, foi exibido em 1986.

• O ator foi casado durante 34 anos com Marta Rangel, com quem teve quatro filhos (Renato Júnior, Ricardo, Paulo e Juliana). Em 1991, casou-se com a fotógrafa e produtora Lílian Taranto. O casal tem uma filha, Lívian.

• Lílian era uma antiga fã de Renato. Quando tinha 6 anos, seus irmãos a levaram para assistir um programa do humorista, que chegou a colocá-la no colo para tirar uma foto. Anos depois, a imagem foi a desculpa encontrada por Lílian para se aproximar de seu ídolo durante um evento da Associação Atlética Banco do Brasil. Uma semana depois, o trapalhão a convidou para sair e os dois começaram a namorar.

Divirta-se, com Os Trapalhões...











Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: