Dia Nacional de Combate ao Fumo

A Lei Federal nº 7488, de 1986, estabeleceu o dia 29 de Agosto como sendo o Dia Nacional de Combate ao Fumo...


Fumar causa câncer de pulmão, câncer de boca, infarto do coração etc. Não tem jeito; quem quiser falar seriamente sobre cigarro vai ter de transmitir todas essas informações. Por um motivo simples: elas são verdadeiras. O cigarro é fator de risco para diversas doenças. De cada dez casos de câncer de pulmão, por exemplo, nove são conseqüência do fumo, assim como 85% das mortes por enfisemas. No Brasil, estima-se que 80 mil pessoas morram precocemente a cada ano devido ao tabagismo.

Quando uma pessoa traga a fumaça de um cigarro, está inalando mais de 4700 substâncias tóxicas. Entre elas estão os agrotóxicos utilizados na plantação, que acabam sendo inalados, por tabela, pelo fumante. O fumante inala também: monóxido de carbono, que é o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis; alcatrão, que é, na verdade, um composto de mais de 40 substâncias cancerígenas; nicotina, responsável pela dependência que o fumo causa.

Não brinque com a sua saúde:
  • 30% das mortes por câncer se devem ao fumo.
  • O tabagismo pode causar tumores não apenas no pulmão, mas também na boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.
  • 45% dos infartos agudos do miocárdio em pessoas abaixo de 65 anos são causados por tabagismo.
  • 9 em cada 10 casos de câncer de pulmão são causados pelo fumo.
  • 85% das mortes por efisemas também são conseqüências do fumo.
  • 80 mil pessoas morrem precocemente a cada ano, só no Brasil, em decorrência do tabagismo.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: