Cuidados no Inverno

Nesta estação, onde as temperaturas estão mais baixas, a população começa a conviver com alguns males trazidos pelo ar seco e o frio constante.


A principal preocupação no inverno está nas doenças respiratórias, freqüentes neste tipo de clima.

A baixa umidade do ar, comum no período da seca, representa um verdadeiro tormento para portadores de doenças respiratórias como a rinite alérgica e a asma. Espirros freqüentes, coceira na garganta e no nariz e coriza são alguns dos sintomas agravados pela combinação entre a baixa umidade, o calor e a poeira. Na época da seca também aumenta a incidência dos casos de diarréias viróticas, viroses e doenças de pele.

SAIBA AGORA ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES:

  • A pessoa alérgica não deve ter em casa tapetes ou cortinas. Se a residência possuir persianas, elas precisam ser mantidas limpas.
  • Os alérgicos devem manter distância de bichinhos de pelúcia. Brinquedos laváveis são os mais indicados.
  • Na hora da limpeza, evite varrer a casa. Deve-se preferir o uso de aspirador e de pano úmido.
  • Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes arejados e devem tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos.
  • Moderação na prática de exercícios físicos, principalmente nas horas de sol mais forte, o clima seco reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades.
  • Roupas de frio, cobertores e edredons devem ser expostos ao sol quando tirados de dentro do guarda-roupa, a fim de eliminar os provocadores de alergia.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: