Dia dos Namorados

A comemoração do Dia dos Namorados no Brasil é inspirada no Valentine´s Day (Dia de São Valentim), dos Estados Unidos, e foi trazida para o Brasil em 1948, pelo publicitário João Dória.
Na época ele era presidente da Standard Propaganda, que desenvolveu uma campanha para a loja Exposição Clíper - uma das mais modernas na década de 40. A idéia foi apoiada pelos comerciantes que propuseram somente, um ajuste no calendário. Nos Estados Unidos, a comemoração é em 14 de fevereiro. Como as vendas aqui eram ruins no período de abril a junho, foi escolhido o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o “Santo casamenteiro”.

Na história antiga, o Dia dos Namorados tem registros na Roma antiga, no século 3, quando o padre Valentim lutou contra a decisão do imperador Cláudio Segundo, que proibira o casamento durante as guerras. Para Cláudio, os solteiros lutavam melhor.
Valentim desafiou as ordens do imperador e continuou celebrando os casamentos até ser descoberto, preso e condenado à morte. Considerado mártir pela Igreja Católica, o dia de sua morte - 14 de fevereiro - foi declarado data comemorativa pelo Vaticano.
No século 17, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como o da união dos namorados. Um século depois, foi adotado nos Estados Unidos.

Canadenses, mexicanos e australianos mantêm a celebração. Nesses países há missas e trocas de presentes entre os casais, que pedem proteção e felicidade eterna ao santo.


Grandes amores da história:

• Marco Antônio e Cleópata
• Sansão e Dalila
• Bonnie e Clyde
• Cyrano e Roxane
• Tarzan e Jane
• Lampião e Maria Bonita
• Romeu e Julieta


***

Dicas para as mulheres que querem ter e manter um namorado:

Descubra qual tipo de relacionamento você deseja. É fundamental saber o que você espera do parceiro, quantas vezes quer vê-lo por semana e quais atividades deseja ter junto dele.

Freqüente lugares coerentes com o perfil do homem que procura. Um homem muito extrovertido, que adora locais de paquera, pode não corresponder à expectativa de um relacionamento tranqüilo.

Se o homem com quem você está saindo deixou claro que não quer nada sério, acredite. Não tente torná-lo um entusiasta do compromisso amoroso.

Equilibre emoção e razão. É saudável batalhar pelo homem que seu coração pede, mas as emoções não podem lhe impedir de avaliar o que serve e o que não serve para você.

Não demonstre ciúme excessivo. Os homens estão assustados com a hipótese de se sentirem presos. Faça com que ele procure sua companhia pelo prazer que ela proporciona, nunca por obrigação.

Amor, amizade e fidelidade não se cobram. Precisam ser conquistadas. O compromisso é sempre uma conseqüência do amor e nunca o contrário.

Não exija que o homem se comporte como você se comportaria. Quanto mais você entender o comportamento masculino, maior o poder de tê-lo a seu lado.

Quando seu namorado pedir um tempo, segure a onda. Não se sinta rejeitada. Encare isso como uma necessidade vital para ele, que precisa de tempo para recuperar sua auto-estima e sua identidade.

Os homens se sentem sufocados quando você os solicita muito. Se você é do tipo grude, querendo estar sempre ao lado dele, sem lhe dar um tempo para si mesmo, saiba que isso pode acabar com a sua relação.


***
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: