A tradição do Dia das Mães


A tradição do Dia das Mães é muito mais antiga do que se imagina. Estudiosos afirmam que na Grécia antiga havia uma festividade dedicada à deusa Rhéa, mulher de Cronus, mãe dos deuses e deusas....
Em Roma, também havia uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos deuses.

Já no século 16, havia na Inglaterra a comemoração do Domingo das Mães no quarto domingo durante a quaresma. Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães pequenos presentes, como por exemplo o bolo das mães.

Em 1872, Julia Ward Howe foi a primeira pessoa a sugerir a criação de um dia das mães dedicado à paz, nos Estados Unidos. Ela manteve organizado em Boston durante muitos anos o encontro do Dia das Mães.

Anna Jarvis, também dos Estados Unidos, foi outra que ajudou a organizar e criar o Dia das Mães. Ela achava que muitas vezes as crianças não davam o devido valor às suas mães enquanto vivas e esperava que a iniciativa dessa comemoração fortalecesse os laços familiares e o respeito aos pais.

A primeira celebração oficial do dia das mães foi em 1910 e já no ano seguinte praticamente todos os estados norte-americanos celebravam a data, assim como no México, Canada, China, Japão, América do Sul e África.

Em 1914 o dia nacional das mães passou a ser celebrado no segundo domingo de maio.

Em alguns países a celebração do dia das mães acontece em outra data, nós aqui no Brasil, junto com a Europa e Estados Unidos entre outros, comemoramos o dia das mães no segundo domingo de maio.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: