Use salto alto sem comprometer a saúde

Um dos maiores sinônimos da sensualidade feminina é o salto alto. Será que usar sandálias e sapatos de salto alto é saudável? Veja as dicas...
Os ortopedistas alertam que passar muito tempo com eles pode deformar seus pés, atrofiar a musculatura da batata da perna e causar dores na coluna.

• O salto agulha é o que pode trazer maiores problemas para a saúde, já que tira a firmeza e o equilíbrio. Os saltos retangular e quadrado são de risco intermediário. O plataforma e o anabela são os que geram menores danos, porque distribuem melhor o peso do corpo pelo pé.

• Saltos de apenas 3 centímetros causam praticamente os mesmos danos que um de 10 centímetros. Nos dois casos, os passos ficam mais curtos e lentos. Dói a planta do pé, os dedos vão tomando a forma de garras e a sola ganha calosidades. Isto tudo sem falar da joanete, que em 50% dos casos tem origem genética e 50% são frutos dos saltos. O motivo é que esse tipo de sapato faz com que a pressão da sustentação do corpo (que normalmente se distribui em toda a planta do pé) se concentre apenas no dedão. É essa sobrecarga que causa as lesões.

• A dica na hora de comprar os sapatos é a seguinte: Vá à loja à noite, quando os pés já estão inchados. Experimente o par e se certifique que ele esteja confortável. Nada de ficar esperando que o sapato folgue. Isso não existe, o que acontece é que o calçado se deforma no pé. É importante que fique 1 centímetro entre a ponta do sapato e o dedão para permitir movimento durante a caminhada.

• Reserve o salto alto para as ocasiões e passe o dia de sapato baixo. Caso tenha ido trabalhar em cima do salto, tire-o assim que chegar em casa. Tênis e calçados de sola plana são uma boa opção.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: