Cruz Vermelha Brasileira

Há 103, num dia 5/12, era fundada a Cruz Vermelha Brasileira, constituída com base nas Convenções de Genebra e nos princípios de humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, universalidade e unidade.
O autor da idéia de trazer a entidade para o Brasil foi o professor Joaquim de Oliveira Botelho, inspirado nas outras sociedades da Cruz Vermelha que funcionavam em vários países desde 1863. Sua diretoria provisória teve como presidente o sanitarista Oswaldo Cruz.

A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 1908, com sede no Rio de Janeiro, e tornou-se reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1912.

"O movimento Internacional Cruz Vermelha e Crescente Vermelho é a materialização da crença mundial de que a vida e a dignidade humana merecem respeito e proteção contra danos causados pelo homem e pela natureza." (Declaração de Identidade do Movimento Cruz Vermelha).

A Cruz Vermelha, há mais de um século, dedica-se a proteger a vida e a promover a paz entre os povos, constituindo-se na maior organização humanitária do mundo, presente em 183 países integrada por milhões de membros de todas as raças, crenças e ideologias políticas, unidos por uma causa comum.

Veja este vídeo com a história de como surgiu a idéia de criar a Cruz Vermelha Internacional:


Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: