Hepatite C: saiba mais

A Hepatite C é uma doença do fígado causada pelo vírus da Hepatite C (o HCV). Um dos cinco diferentes vírus que causam hepatite (chamados de: A, B, C, D,E, F e G). A hepatite C causa inflamação no fígado.
A infecção se manifesta pelo contato com o sangue de uma pessoa infectada. Há estimativas de que 85% das pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C anualmente, desenvolverão a doença de forma crônica, mas muitas destas pessoas não sofrem de sintomas aparentes. Em outras, pode levar a cirrose do fígado ou câncer do fígado. As formas mais comum de se pegar a hepatite C são através do uso comum de agulhas por meio de drogas injetáveis, através do piercing ou tatuagens com agulhas infectadas, fazer uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados ou descartáveis, e bem raramente, manter relações sexuais com uma pessoas infectada, apenas 5% de chance de se contaminar através de relações sexuais. Antes de 1992, médicos não podiam analisar o sangue para a hepatite C e algumas pessoas receberam sangue contaminado.

É importante ficar alerta porque muitos portadores de HCV não apresentam sintomas. Mas, algumas pessoas com o vírus, sentem sintomas de gripe, que incluem fadiga, náusea, febre, perda de apetite, dor de estômago e diarréia. Alguns também têm a urina amarela escura e fezes claras, apresentam olhos e pele amarelados.

Ao descobrir que está com Hepatite C, em primeiro lugar fique calmo! Saiba que só no Brasil, existem mais de 4 milhões de portadores de hepatite C e que ela pode ser tratada. Quer saber mais?

• De cada 100 pessoas que são contaminadas, 15 eliminam o vírus espontaneamente e 85 desenvolvem a doença de forma crônica.

• Um em cada cinco, sofrerá conseqüências mais graves, como cirrose hepática e 5%, infelizmente sofrerá de câncer do fígado.

• A maior parte dos portadores de Hepatite C é assintomática, quer dizer, não tem sintomas e normalmente descobre que tem a doença seja doando sangue, ou num exame clínico mais profundo.

• Você pode viver com a doença por 20 a 30 anos, sem sentir nada e de repente ela se desenvolve. Se você já sabe que tem o vírus, já pode começar a ser tratado e já estará tentando eliminar o vírus de seu organismo, através de terapias.

• O primeiro passo que você tem a fazer é procurar um médico especialista em fígado, o hepatologista, de preferência que tenha experiência com a hepatite C.



• Quando você receber seu teste ANTI HCV e este for POSITIVO, você então, deverá fazer o primeiro exame, que se chama PCR RNA -HCV - que é para saber a quantidade de vírus presente em seu sangue. Infelizmente, este é um exame caríssimo e que não é custeado pelo SUS, mas extremamente importante.

• O terceiro passo é discutir com seu médico o melhor tratamento para o seu caso.

• E agora, um conselho que deve ser seguido à risca: PARE DE CONSUMIR QUALQUER QUANTIDADE DE ÁLCOOL!!! Nem socialmente, nem o chopinho dos finais de semana!! Este é o pior veneno para nós que temos para a hepatite crônica!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: