Dia das Bruxas

A festa era chamada de Samhain, que significa fim do outono. Nasceu com uma lenda dos druidas, sacerdote dos celtas, povo que habitava a Inglaterra por volta do ano 200 antes de Cristo.
Conta a lenda que, na noite de 31 de outubro todas as bruxas,
demônios e espíritos dos mortos se reúnem para uma grande festa. Com o passar dos anos, o medo que essa festa causava foi esquecido e ela se transformou numa grande folia para a garotada. Nos Estados Unidos, ela é chamada de Halloween, adaptação da frase celta “all hallow eze”, que quer dizer "noite de todos os santos". Vestindo fantasias, as crianças batem de porta em porta e dizem Tricks or Treats (Travessuras ou Gostosuras). Nos últimos anos, a festa vem se popularizando também no Brasil.

Bruxas famosas:

Bruxa do Leste - Ela persegue a pequena Dorothy em O mágico de Oz.
Madame Mim - A bruxa vive atrás de seu amor, o Mancha Negra.
Maga Patológica – Vive tentando roubar a moedinha número um do Tio Patinhas.
Malévola - A bruxa que faz a bela adormecida dormir por muitos e muitos anos.
Úrsula - Ela inferniza a vida de Ariel, a pequena sereia.

Halloween pelo mundo:

Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar Halloween, e sim o Dia dos Mortos. Foi a forma que a Igreja Católica encontrou para desvincular essa comemoração de origem pagã.

Na Espanha, como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

A Irlanda é o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa. E as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “doces ou travessuras”.

Na Tailândia existe o festival Phi Ta Khon, com muita música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A comemoração acontece no 1º dia das festas budistas.

No México, dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos, 2 de novembro, é também comemorado. As pessoas oferecem ao mortos o que eles mais gostavam: pratos, bebidas, arranjos de flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios, iluminando-os com velas. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: