Lagosta: Pode-se segurar uma das extremidades com os dedos, enquanto vai se tirando a carne com o garfo apropriado.
Ostras:
Há sempre um garfo apropriado, à esquerda do prato, para tirar as ostras da concha, as quais são mergulhadas no molho e em seguida levadas à boca.
Aspargo: A maneira correta de comê-los é partindo-os com um garfo comum. Só a extremidade verde, mais dura, pode ser cortada com a faca. Devem ser retirados da travessa com uma pinça adequada.
Peixes: Existe o talher apropriado para se comer peixe: o garfo de três dentes largos e curtos e a faca de lâmina larga e chata. Na falta destes talheres, usa-se o garfo comum.
Ovos: Fritos ou cozidos duros, comem-se com o garfo; servidos quentes e moles, comem-se com uma colherinha.
Frango ou Costelas: Seguram-se com o garfo e retira-se a carne com a faca, deixando o que sobra no canto do próprio prato.
Queijos: Os queijos consistentes requerem o uso da faca e do garfo; os cremosos são simplesmente passados no pão com faca adequada.
Canapés e Sanduíches: Os que se servem antes do jantar podem ser comidos com os dedos; os que se servem à mesa, exigem o uso do garfo. Os sanduíches simples comem-se com a mão; os constituídos de três fatias de pão e várias camadas de recheio comem-se com talher apropriado.
Geléias: Passa-se a geléia no pão com a faca.
Sopas: O caldo de carne não engrossado, "bouillon" é geralmente servido em chávena de duas asas. Toma-se na chávena como chá; se estiver quente, pode-se usar a colher. As sopas servidas em pratos fundos são tomadas com colher.
Aipo, Cenouras, Rabanetes: Comem-se com a mão. O sal para temperá-los e no qual podem ser mergulhados deve estar no próprio prato que se tem à frente.
Azeitonas e Pipocas: São comidas com os dedos quando para aperitivo. À mesa, as azeitonas servem-se com colher e comem-se com garfo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário