Repórter Esso: 70 anos de radiojornalismo

Em 28 de agosto de 1941 foi ao ar a primeira edição do Repórter Esso, um marco na história do Rádio, o “primeiro a dar as últimas” e “testemunha ocular da história”. Ouça os programas especiais sobre o assunto...


O noticiário, que durante anos fez sucesso na Rádio Nacional, também foi transmitido por outras emissoras e encerrou sua tragetória no rádio em dezembro de 1968.

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) disponibilizou para emissoras de todo o país material comemorativo dos 70 anos da primeira transmissão do noticioso O Repórter Esso, marco do início do radiojornalismo brasileiro.

Uma comissão, formada por 15 jornalistas, produziu o material sonoro relembrando a história do Repórter Esso e a influência do noticioso nas sete décadas do jornalismo no rádio.

Ouça o spot sobre os 70 anos do Repórter Esso:

1º programa:

2º programa:

3º programa:

4º programa:

5º programa:

6º programa:

7º programa:






Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

osmar castagna disse...

Que maravilha! Tenho 56 anos; durante a execução da vinheta, sentí-me um perfeito adolescente! Uma pena ter saído do ar, pois foi um ícone em nosso radiojornalismo, nada tinha com os moldes de hoje... parabéns mesmo, saudades!

the Osmar.