Arritmia cardíaca: saiba mais

Arritmias Cardíacas são alterações no ritmo ou na freqüência dos batimentos cardíacos. A freqüência normal é de 60 a 100 batimentos por minuto.
Taquicardia é o nome dado quando o coração bate mais de 100 vezes por minuto; e bradicardia, quando a freqüência fica abaixo de 60 batimentos por minuto. Alterações devido a esforços físicos, no caso da taquicardia, são normais, mas se o quadro persiste ou acontece em repouso, convém consultar um médico.

A doença pode ser congênita, isto é, de nascimento, ou conseqüência de outras enfermidades, principalmente as do coração. Pode acontecer também após um infarto ou devido a certas medicações, excesso de álcool, fumo, drogas e cafeína, estresse e hormônio tireoideano.

As arritmias podem não apresentar sintomas, no entanto, o mais comum é que quem apresente o quadro tenha palpitações, falta de ar ou dor no peito

Os médicos aconselham evitar o tabagismo e o consumo de drogas. É recomendável também diminuir o álcool e a cafeína. E é importante lembrar que remédios para reduzir o apetite, remédios estimulantes, maconha e cocaína podem causar arritmias graves. Como a doença pode ser causada por outra enfermidade, cuide sempre com muita atenção das doenças que surgirem. Saiba mais, conversando com o seu cardiologista.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: