Você tem gato em casa?

Então se ligue nessas dicas...

Se seu gato estiver infestado de pulgas, você precisará dar um banho nele. Mas, a periodicidade dos banhos em gatos não deve ser igual à dos cães.
O gato só deve ser banhado quando for estritamente necessário, porque os felinos têm uma capacidade de limpeza com a própria língua (e não gostam muito de água, não é mesmo?!). Para dar um banho em seu gato, faça o seguinte:

• Adote uma postura calma antes do banho. Isso ajudará a diminuir a ansiedade natural do gato.

• Apare as unhas do gato antes do banho para não correr o risco de ser arranhado.

• Leve seu gato para o banheiro. Feche a porta e mantenha-a trancada até que o banho termine.

• Encha uma bacia com água morna em volume suficiente para cobrir as patas do gato.

• Dê ao animal uma liberdade relativa dentro da bacia. Se ele tentar escapar, segure-o pela parte de trás do pescoço.

• Aplique pomada lubrificante para olhos do animal (você as encontra em lojas veterinárias) ou uma gota do óleo verde-oliva para bebês para que o xampu não irrite os olhos do gato.

• Derrame a água sobre o gato até que a pele seja molhada, evitando molhar os olhos.

• Aplique um xampu tradicional para gatos, ou xampu anti-pulgas, se necessário, e esfregue na pele do felino.

• Segure seu gato sob a torneira de água corrente até enxaguar e remover completamente o sabão.

• Seque o animal friccionando uma toalha com rapidez.

• Ajeite delicadamente o gato na bacia.

• Por fim, penteie o animal para arrumar os pêlos e dar um carinho especial ao bichano, como um agradecimento por ter se comportado bem.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

POETA DO ABC disse...

Tenho! O seu nome é...

PENELOPE


A minha gatinha é muito ciumenta

Ficar longe de mim, ela não agüenta

Se eu sentar no sofá ela também senta

Quando quer carinho fica birrenta


Com seu faro aguçado se orienta

Encontra seu prato e se alimenta

Para me impressionar beleza ostenta

Minha fidelidade ela experimenta


É uma gata do tipo oito ou oitenta

Que ela é bonita o povo comenta

Se estiver nervoso ela me apascenta

Ao lado dela minha alegria aumenta


Na minha solidão ela me acalenta

Com seu olhar ela me desconcentra

Tem calda enorme e forma opulenta

Seu lindo semblante alegria aparenta


Autor: José Carlos Gueta