Você está de regime?

• Uma alternativa para driblar aquela vontade irresistível de comer doce é devorar uma maçã - a fruta é rica em carboidratos e ajuda a regular o nível de glicose no sangue.

• Pipocas vendidas nos supermercados para o preparo em microondas tem a vantagem de ser feita sem gordura, o que engorda menos. A pipoca é uma boa fonte de fibras.

• Uma partida de uma hora de tênis permite queimar aproximadamente 500 calorias, o equivalente a um Big Mac.

• O queijo branco, menos calórico, é um alimento indispensável em uma dieta para perda de peso, pois seu alto teor de cálcio ajuda a eliminar gorduras.

• Pequenos lanches fora do horário das refeições fazem bem à saúde. Mas, é preciso planejar. Nada de beliscar o dia todo. Na hora do lanche escolha frutas, saladas, iogurtes ou bolachinhas. Um sanduíche enorme ou um lanche que parece um jantar não vão ajudar em nada.

• Apesar de associado aos jejuns e dietas, os peixes são fontes poderosas de proteína. O que os diferencia das carnes e ovos é seu baixo teor de gordura.

• Como a maioria dos alimentos, depois de consumida a carne vira uma reserva energética que, se for “queimada” se acumula em forma de gordura. A carne - como o peixe, ovos, lacticínios ou feijão - é rica em proteínas, responsáveis por manter os músculos do corpo, evitando a flacidez. Para tornar sua refeição mais light escolha carnes magras.

• O leite desnatado não tem menos cálcio do que integral. Na verdade, o que acontece é que o leite sem gordura tem menos vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura A, D, E e K), que são as substâncias responsáveis pelo bom aproveitamento do cálcio no organismo.

• Muita gente diz que comida de dieta é quase a mesma coisa que comida de hospital, geralmente nada saborosa. Para isto não acontecer, lance mão de temperos pouco calóricos como alho, canela, cebolinha, cominho, cravo, erva-doce, hortelã, orégano e salsa. Complete os molhos com suco de limão, vinagre e azeite de oliva.


• Quando for começar uma dieta, tente adotar uma alimentação flexível. Se as quantidades precisarem ser seguidas nos mínimos detalhes ou algum alimento comum à sua dieta anterior for rigorosamente proibido, vai ser mais difícil levar o novo desafio até o fim.

• É possível engordar sem comer muito. Isso acontece com aquelas pessoas que têm o metabolismo muito "lento". Ou seja, consomem pouca energia para manter o corpo funcionando, o que estimula o acúmulo de gordura. entretanto, do ponto de vista evolutivo, isso é uma vitória. O organismo destas pessoas funciona como os carros econômicos, que conseguem funcionar por mais tempo com menos combustível.

• Lembre-se que a obesidade humana envolve um conjunto de causas associadas. É por isso que não existe nenhum tratamento que, sozinho, seja capaz de resolver o problema de forma saudável e duradoura.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
16/02/2011 - 08h01m.
"VOCÊ ESTA DE REGIME"?
Acabamos de ler algo muito importante sobre a nossa saúde, principalmente quando estamos fazendo um regime!
As dicas informadas são excelentes como comer uma maçã diariamente, pois ela ajuda a regular o nível de glicose no sangue!
Queijo branco, como ricota também faz muito bem pelo seu alto teor de cálcio.

Em suma, acabamos de enviar o blogger do nosso Alexandre Ferreira para todos os nossos amigos para que possam ler as dicas do regime!

Eu, já faço este regime e me sinto bem. Vamos fazer o regime, não custa e vamos ter uma boa saúde!