Mensagem: O Homem Feliz!

Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava. Os médicos tentaram de tudo, mas nada parecia funcionar. Estavam a ponto de perder a esperança quando a velha criada falou: ...


- Eu sei uma forma de salvar o rei. Se vocês puderem encontrar um homem feliz, tirar-lhe a camisa e vesti-la no rei, ele se recuperará.

Ao ouvir tal afirmativa, o rei enviou seus mensageiros a todos os cantos do reino a procura de um homem feliz. Eles cavalgaram por todos os lugares e não encontraram um homem feliz. Ninguém estava satisfeito; todos tinham uma queixa a fazer.

"Aquele alfaiate estúpido fez as calças muito curtas!” - Ouviram um homem rico dizer.
"A comida está péssima, este cozinheiro não consegue fazer nada direito!” -Outro reclamava.
"O que há de errado com os nossos filhos?” - Resmungava um pai insatisfeito.

"O teto está vazando!"
"A situação financeira está péssima"
"Será que o Rei não pode dar um jeito nessa situação?"
Essas e outras tantas queixas eram o que os mensageiros do rei ouviram por onde passaram.

Se um homem era rico, não tinha o bastante; se não era rico, era culpa de alguém. Se era saudável, havia uma sogra indesejável em sua vida. Se tinha uma boa sogra, a gripe o estava infelicitando. Enfim, naquele reino todos tinham algo do que reclamar.

O rei já tinha perdido a esperança de ficar bom, quando numa noite, seu filho cavalgava pelos campos e, ao passar perto de uma cabana ouviu alguém dizer:
- Obrigado Senhor! Concluí meu trabalho diário e ajudei meu semelhante. Comi meu alimento, e agora posso deitar-me e dormir em paz. O que mais poderia desejar, Senhor?

O príncipe exultou de felicidade por ter, finalmente, encontrado um homem feliz. Retornou e mandou que seus homens fossem até lá e levassem a camisa do homem ao rei e lhe pagassem o quanto pedisse.

Mas quando os mensageiros do rei entraram na cabana para despir a camisa do homem feliz, descobriram que ele era tão pobre que sequer possuía uma camisa.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

3 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
27/02/2011 - 16h30m.
MENSAGEM: O HOMEM FELIZ!

Acabo de ler e reler esta linda e grande Mensagem. O que adianta ser um REI ou um POBRE MORTAL, so´que nesta Mensagem o pobre foi tão elevado agradecendo o seu dia ao Senhor, com muita humildade so´que ele era tão pobre que nem uma camisa tinha. * E ERA MUITO FELIZ, DENTRO DE SUA POBREZA E HUMILDADE! *

marize.gama@hotmail.com disse...

Sou de Campos dos Goytacazes, estava em Cabo Frio no dia em que foi lida essa mensagem, achei muito linda, e por incrível que pareça conheço muitas pessoas assim. As vezes reclamo de algumas coisas, minimas coisas. Temos que olhar mais para trás e agradecer a Deus por um simples prato de comidas todos os dias. Adorei a mensagem. Felicidades!!!!!!!!!

Janaina disse...

Muitas vezes reclamamos de nossa vida sem motivo nenhum e tem gente que passa fome,não tem casa, não encherga,não anda etc... e é muito feliz cada um tem que ser feliz do jeito que e por que Deus pois nós no mundo neh para ficamos reclamamos não e sim agradecer a cada dia pela nossas vidas!!! "confiooo eternamonet no Senhor".