Gulliver - Perguntas Malucas

Na última sexta-feira, estreou nos cinemas o filme “As viagens de Gulliver”, uma versão moderna do clássico de Jonathan Swift. A história original foi escrita em 1726 e já foi contada em quadrinhos, na TV e no cinema. É mesmo um clássico. Esse é o tema das Perguntas Malucas...



Qual o primeiro nome de Gulliver?

O primeiro nome do capitão Gulliver é Lemuel.

Em 1973, uma famosa escritora fez uma adaptação do clássico de Jonathan Swift. Quem é essa escritora?

Foi Clarisse Lispector. A adaptação feita pela escritora chegou às livrarias em 1973, como parte da coleção Os Favoritos, da Rocco Jovens Leitores.

Os habitantes de Liliput são muito pequenos. Se Gulliver tivesse UM METRO e 72 CENTÍMETROS de altura, qual seria a altura dos pequenos habitantes de Liliput?

Segundo a estória, os habitantes de Liliput são 12 vezes menores que Gulliver. Então, se Gulliver tivesse UM METRO e 72 de altura, um liliputiano teria cerca de 14 centímetros de altura.

E para completar... Seguindo a proporção, em Liliput um cavalo tem aproximadamente 12 centímetros de altura e uma ovelha 4 centímetros. E por aí a fora...

Na estória original, o autor descreveu algo que só seria descoberto 151 anos depois. O que foi?

Em 1726, Jonathan Swift descreve as duas luas de Marte, Fobos e Deimos, dando o seu tamanho exato e as velocidades de rotação. Essas duas luas marcianas só foram identificadas 151 anos depois, pelo astrônomo americano Asaph Hall.

Assista agora ao trailer do filme "As viagens de Gulliver":
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
16/01/2011 - 18h16m.
Alexandre! Ouvindo o inicio de seu Programa de hoje, quando você fez as Perguntas Malucas, comentando a versão moderna de As viagens de Gulliver, que estreou na sexta-feira o filme que é uma versão moderna.
Sobre a primeira pergunta eu respondi na hora, pois sabia que o nome dele era Lemuel, pois já havia lido em outras épocas. As outras respostas não sabia e fiquei sabendo hoje. Foi importante você colocar no seu blogger o trailer do filme "AS VIAGENS DE GULLIVER"!