Dicas para o bem estar!

• Controle o seu tempo para encaixar nas horas disponíveis as coisas que você tem vontade ou precisa fazer. Reserve também alguns momentos para ficar a sós com as suas emoções e harmonizar pensamentos.
E ponha fé: independentemente da religião ou sistema de crenças, os cientistas constataram que acreditar é um dos segredos da longevidade de povos que vivem mais.

• Leia, nem que seja antes de dormir. A leitura convida a participar de mundos diferentes, oferece outras experiências, momentos de prazer e emoções.

• Abaixe um pouco a cabeça, como se quisesse encostar o queixo no pescoço, mas sem forçar. Depois, gire lentamente o pescoço para um lado, descrevendo um círculo. Faça no sentido horário, e depois no sentido anti-horário. Você vai sentir seus músculos relaxando.

• Dê boas risadas. Rir torna a respiração mais intensa, fazendo vibrar a musculatura do tórax, diafragma e os pulmões. O efeito é revigorante para a região do estômago e intestinos. O riso também estimula a produção das endorfinas, que aliviam dores de cabeça, de dentes e músculos.

• Cultive o prazer de se tocar. Faça o auto-exame das mamas mensalmente para prevenção do câncer de mama, dois a três dias depois do final da menstruação, e o exame Papanicolau anualmente. Quem tiver casos na família, deve perguntar ao médico quando fazer a mamografia. Massageie-os com cremes e óleos.

• Exponha-se aos raios solares (antes das 10 horas) por uns 10 minutos pela manhã. Os raios solares são importantíssimos para a fixação da vitamina D e a integridade óssea. Use filtro solar para circular na cidade ou na praia.

• Alimente os seus ossos garantindo doses diárias de cálcio, mineral indispensável para a formação de uma boa massa óssea, e para sua manutenção durante toda a vida, prevenindo a osteoporose. Beba de 2 a 3 copos de leite ou iogurte desnatados, todos os dias, ou coma queijos.

• A obesidade central, que faz aparecer a barriguinha proeminente indica que há gordurinhas se acumulando entre os órgãos do abdome, e aumenta o risco cardiovascular geral 8 a 10 vezes mais. Tire-a daí já com caminhadas e dieta.


• Controle o consumo de sal. É aconselhável que a ingestão diária não ultrapasse a 5 gramas por dia (o equivalente a 1 colher de chá), para não estimular a retenção de líquidos e inchaços, e meça periodicamente a pressão arterial. Beba cerca de 2 litros de água por dia, para facilitar a eliminação de resíduos do metabolismo.

• Ande. Três horas de caminhada por semana, podem significar décadas com mais qualidade de vida. Seja constante e pratique a prevenção.

• Consulte um especialista antes de praticar modalidades esportivas, que promovam sobre carga dos joelhos e outras articulações. É uma forma de prevenir problemas futuros. Faça alongamento antes e depois da principal atividade física para evitar lesões.


Cuide muito bem de você... e boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Anônimo disse...

Cesar Butturini Frambach
31/01/2011 - 20.00 horas
"DICAS PARA O BEM ESTAR"!
Lemos o blogger e pudemos analisar que as Dicas são muito importantes para que possamos VIVER!

Já fazemos a cada período curto os Exames de Sangue, Urina e Fezes. Pois assim estamos convictos de que os exames solicitados pelos médicos estão bem ou não. Se estiverem bem ficamos contentes se existir algo vamos tomar remédios e voltar aos exames para vermos se o problema foi sanado.

Os demais itens, depende muito de nós, devemos rir?Sim, se tivermos vontade. Mantermos uma alimentação sadia é muito importante comer pouco e comer bem. Nem sempre podemos fazer caminhadas, mas se pudermos devemos fazer, pois elas nos ajudam a emagrecer.
Ao final, lemos: CUIDE MUITO BEM DE VOCÊ... E BOA SAÚDE PRA TODO MUNDO! Vamos analisar e começar a cumprir as dicas!