Sílvio Santos vem aí...

O homem sorriso, o dono do Baú, o grande nome da comunicação brasileira está aniversariando neste 12 de dezembro. Saiba curiosidades e relembre grandes momentos do maior comunicador do Brasil...

• Senor Abravanel (este é o nome verdadeiro do apresentador) nasceu em 12 de dezembro de 1930. É filho do imigrante grego Alberto Abravanel e da cidadã turca Rebeca. Seu pai era camelô e vendia amendoim e pistache em bares da Europa. Como a atividade foi proibida, ele decidiu vir para o Brasil.

• Ele deveria se chamar Dom Ravanel, em homenagem a um antepassado de seu pai que trabalhara com os reis Fernando e Isabel da Espanha. No cartório, o escrivão disse que, no Brasil, não se falava dom, mas senhor. O recém-nascido, então, ganhou o nome de Senor.

• Aos 10 anos, Silvio começou sua vida de camelô, vendendo carteirinhas de plástico para guardar título de eleitor.

• Nos tempos de colégio, seus colegas o apelidaram de "cenourinha", por causa da semelhança dessa palavra com o diminutivo de seu nome.

• Fez teste na Rádio Guanabara em 1952. Concorreu com 300 candidatos, entre eles Chico Anysio, e ficou em primeiro lugar.

• Em 1961, Sílvio estreou na TV Paulista (a atual TV Globo de São Paulo).

• Assumiu o Baú da Felicidade em 1964, que antes pertencia a Manoel de Nóbrega e a um alemão. Os clientes pagavam prestações mensais e no Natal deveriam receber um bauzinho com brinquedos, mas os antigos donos do negócio não conseguiram cumprir o acordo. Silvio assumiu o negócio, que se tornou um grande sucesso.

• O primeiro casamento de Silvio Santos, sempre mantido em segredo, foi com Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha. Tiveram Cynthia e Silvia como filhas. Maria Aparecida morreu aos 39 anos, vítima de câncer. Um ano antes, Silvio se casou com Íris Abravanel, então funcionária do Baú, com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

• Ele ganhou a concessão de canais da falida TV Tupi em 1981. Inicialmente, os canais se chamavam TV S (TV Studios). Depois, Silvio Santos formou a sua própria rede, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

• Em 1994, os brasileiros descobriram que Silvio Santos era a pessoa física no país que pagava mais imposto de renda. Naquele ano, ele embolsou 62,7 milhões de reais e o Leão mordeu cerca de 19 milhões. Em 1999, sua declaração de imposto de renda dava conta de um patrimônio de 879 milhões de reais.

• Sua irmã Sara foi seqüestrada em 1992, na Tijuca, Rio de Janeiro, quando saía de casa para ir ao trabalho. O governador Leonel Brizola mobilizou a polícia e ela foi solta em 15 horas. Em 21 de agosto de 2001, Patrícia, sua filha, também foi seqüestrada. Nove dias depois, o próprio apresentador foi vítima do crime. E, também dessa vez, ele contou com a ajuda direta de um governador: Geraldo Alckmin apareceu em sua casa e conseguiu libertá-lo.

• Silvio Santos foi sondado pelo PFL em 1988 para ser candidato a prefeito de São Paulo e, no ano seguinte, a presidente da República. Ele relutou e, quando decidiu dizer "sim", já não havia mais tempo.

• Em julho de 2003, a revista Contigo! publicou uma entrevista com o apresentador, na qual ele declarava que morreria dentro de seis anos e que havia vendido o SBT para a rede Televisa e o ex-vice presidente de Operações da rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni). Tudo não passou de uma brincadeira.


São muitos os grandes momentos de Silvio Santos na TV.
Vamos recordar alguns?
Veja:









Pesquisando no YouTube você vai encontrar muito mais momentos inesquecíveis deste grande comunicador que é Sílvio Santos.

Presto a minha homenagem à ele, desejando muita saúde e felicidade; e agradeço por todos os momentos alegres, por todos os sorrisos que ele nos deu de presente. Polêmicas à parte, ninguém discorda: ele é o "Rei" da televisão brasileira.

Quem sabe... um dia consigo realizar um dos meus sonhos que é entrevistar o Sílvio, pessoalmente.

Parabéns, Sílvio Santos!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
12/12/2010 - 12h44m.
Como foi bom lermos a biografia de Sílvio Santos: O homem do Baú da felicidade, o camelo que muito trabalhou para vencer e hoje dia em que ele comemora seus 80 anos é digno que se preste uma homenagem a ele que tanto lutou para chegar no local e cargo de dono de uma Emissora de televisão que é o SBT.
Alexandre, diz no final do seu blogger: PRESTO MINHA HOMENAGEM À ELE, DESEJANDO MUITA SAÚDE E FELICIDADE; E AGRADEÇO POR TODOS OS MOMENTOS ALEGRES, POR TODOS OS SORRISOS, QUE ELE NOS DEU DE PRESENTE. POLÊMICAS A PARTE, NINGUÉM DISCORDA: ELE É O *REI* DA TELEVISÃO BRASILEIRA. Lindas palavras de Alexandre, estas palavras suas tenho certeza que Sílvio jamais as esquecerá!

"PARABÉNS, SÍLVIO SANTOS!