Risoto de lingüiça e cerveja preta.

Ingredientes:
Meio quilo de lingüiça de pernil fresca
15 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média ralada
3 xícaras (chá) de cerveja preta
1 xícara (chá) de arroz arbóreo

meia xícara (chá) de queijo ralado
sal a gosto

Modo de Fazer:
Lave a lingüiça, retire a pele, separe a gordura e pique a carne. Lave as folhas de manjericão e rasgue-as com as mãos. Reserve. Coloque numa panela a gordura da lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até dourar. Incorpore o azeite e a carne da lingüiça e refogue até dourar. Acrescente a metade da manteiga e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e meia xícara (chá) de água, leve ao fogo e deixe ferver. Junte o arroz sem lavar e o sal na panela com a lingüiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos, ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione meia xícara (chá) da cerveja fervente e cozinhe, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela, por 3 minutos, ou até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar “al dente”. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão. Acerte o sal, incorpore o restante da manteiga, mexa delicadamente e retire do fogo. Polvilhe o queijo ralado, misture cuidadosamente e sirva em seguida.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
14/12/2010 - 18h04m.
Esta receita deve ser boa de mais, lingüiça e cerveja preta deve ter um sabor maravilhoso, como também é os ingredientes que são usados.

Gostaria muito de experimentar, mais infelizmente sou proibido de comer algo de porco, mas quem sabe um dia fazer e provar pois deve ser um prato apetitoso!