Reveillon pelo Mundo...

Itália – O ano novo é a mais pagã das festas, sendo recebido com fogos, que deixam todas as pessoas acordadas. Dizem que os que dormem na virada do ano, dormirão todo o ano.
Não faltam ceias na noite de São Silvestre, santo cuja festa coincide com o último dia do ano.
Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais. O pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.

Estados Unidos - Na Big Apple, a grande festa é celebrada na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exatamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.

Austrália - Em Sydney, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão-postal da cidade. Para assistir ao espetáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os pubs e as praias. Uma das mais procuradas é a Bondi Beach, onde os australianos comemoram.

França - O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe. Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Muitos franceses, principalmente os acima de 35 anos, costumam ir às festas em hotéis.

Chile - O réveillon é bem familiar. Comes e bebes com os parentes e champanhe à meia-noite. Em Santiago, há festas especiais em clubes e restaurantes. O povo também se reúne no centro, próximo à Torre Entel, de onde são lançados os fogos de artifício, à meia noite. Outra festa animada é a de Valparaíso, no litoral do Pacífico, a uma hora e meia de Santiago. As pessoas levam comida, cadeiras, mesas de camping e se instalam na orla, esperando a hora do evento.

Inglaterra - Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Depois, desfrutam da madrugada em uma das milhares de festas que ocorrem nas casas noturnas.

Alemanha - As pessoas reúnem-se, com sua garrafinha de bebida, no Portal de Brandemburgo, no centro, perto de onde ficava o Muro de Berlim. Tradicionalmente, não há fogos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
31/12/2010 - 08h03m.
"REVEILLON PELO MUNDO"!
Acabamos de ler a passagem do Ano pelo Mundo, fiquei feliz em saber que os de minha origem italiana, fazem na passagem do Ano. Também, não deixa de ser importante para aqueles que vivem em outros Países como os Estados Unidos, Austrália, França e outros Países como costume original da passada de Ano!
Vamos deixar aqui registrado o nosso FELIZ 2011, com muita Paz, Saúde, Harmonia e alegria!