Pergunta Maluca 2 - Domingo na Globo:


Fazer um bolo não é para qualquer um. Além da receita, precisa ter boa mão. Dizem que bater a massa em sentidos diferentes pode fazer a receita desandar. Eu quero saber... É verdade que a receita desanda e o bolo não fica bom quando batemos a massa em sentidos opostos?
...




A questão nem é bater a massa em sentidos opostos. São os movimentos bruscos que fazem a massa desandar e o bolo ficar massudo, solado, murcho. Você pode até inverter o sentido na hora de bater a massa, desde que faça isso com muito cuidado, evitando movimentos bruscos e turbulência. Na batedeira isso é automático. As duas hélices giram sempre no mesmo sentido para não estragar a mistura.

Quando se bate a massa e inverte o sentido bruscamente você altera a estrutura do glúten, que é um componente da farinha de trigo. É ele que dá estrutura ao bolo, fazendo a massa ficar de pé depois de crescer graças ao fermento. Se essa estrutura ficar comprometida, por causa de movimentos muito bruscos, o bolo vai murchar, vai ficar solado, massudo, não vai crescer!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
19/12/2010 - 21h57m.
PERGUNTA MALUCA 2 - DOMINGO NA GLOBO:
Quero dizer que as informações de como bater um bolo são certíssimas. Os bolos aqui de casa são elogiados por todos que aqui vem, pois todos os nossos bolos crescem muito e todas as pessoas que aqui em casa vem lanchar falam da altura do BOLO, nunca tivemos um bolo solado, massudo ou murcho! Nossos bolos são apreciáveis, sigam a risca e conseguirão fazer bolos iguais aos nossos, não existe segredo!

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
20/12/2010 - 18h57m.
A orientação fornecida de como fazer um bolo foi muito importante, como as orientações generalizadas. Poucas pessoas sabem fazer um bolo, porém com estas dicas, as donas de casa aprenderão fazer bolos que de fato são BOLOS!