Mensagem: Violão


(Texto de Carlito Maia)

Não, Marquito não sentia inveja dos meninos que tinham violões de verdade porque ele vivia sonhando que tinha um também. Ele fazia vibrar suas cordas invisíveis, com o rosto iluminado e os olhinhos brilhando de emoção.
Havia quem achasse que Marquito era meio lelé-da-cuca.

Claro, era gente que não tinha imaginação suficiente para saber que "aquele" violão só podia ser visto (e ouvido) por outros sonhadores, como Marquito. Essas pessoas ignoravam também que ele não se conformava com a realidade que havia, vivendo a sonhar com a realidade que devia haver. Tendo seu violão imaginário como bandeira, Marquito via um mundo novo.

Um mundo em que as coisas são das pessoas que as entendem. E não só das pessoas que podem comprá-las. Ah, quanta gente tem um violão na sala de visitas servindo de enfeite, sem tocá-lo nunca! E lá ia Marquito dedilhando seu violão de sonho, tirando as músicas lindas que seu coração compunha.
Depois, limpava-o cuidadosamente com uma flanela bem macia feita de nuvens. Ele o guardava com carinho numa capa cor de céu todo estrelado. Daí, ele pegava seu violão mais que exclusivo e o escondia debaixo da escada secreta que usava para subir ao seu paraíso particular.

As pessoas que não entendiam Marquito, tadinha delas, até pensavam em levá-lo a um psicólogo para saber se ele tinha alguma coisa. Como resposta, ouviam: "Não, ele não tem uma coisa, mas sonha com ela, e assim, faz de conta que a tem". Um dia, os que só sonhavam quando dormiam resolveram dar um violão de verdade para o menino que sonhava acordado. Ao recebê-lo, Marquito abraçou-se ao violão, comovido, e disse: "Obrigado. Agora tenho dois".
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Elieth Carmen Cid Barrozo disse...

Linda mensagem,amei Alexandre Ferreira que Deus o abençõe pelo lindo trabalho e pela alegria e otimismo que manda para sseus ouvintes que entram em nossas casas e corações. Criei uma para,e recebo sempre via e-mail suas mensagens, guardo com muito carinho numa pasta especial. Feliz Natal e um ano Novo com saúde paz e prosperidade. Elieth Carmen Cid Barrozo eciba@oi.com.br elieth carmen@gmail.com. Como ofaço para enviar para um amigo com texto e música? Tenho 75 anos por isso me sinto no direito de o abençoar que Deus o proteja.

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
12/12/2010 - 18h42m.
BAGAGEM: VIOLÃO! (TEXTO DE Carlito Maia)! A historia que acabamos de ler, penso ser do Marquito que conhecemos da TV. (poderá não ser)! Porem, ela é muito importante, pois conta a história verídica de um menino que queria ter um Violão! Mais pelo que lemos sentimos o ideal de um grande menino. Vemos que ao final Marquito ganhou um Violão, e comovido disse: Obrigado. Agora tenho dois.É importante lermos este fato acontecido!