Dicas para uma ceia saudável!


A atenção com a ceia de Natal e Ano Novo exige mais do que escolher o cardápio, comprar os ingredientes e preparar os pratos. O cuidado ao manipular e conservar os alimentos é fundamental !


O microbiologista Roberto Figueiredo lembra que nenhum alimento perecível - seja servido quente ou frio - deve ficar por mais de duas horas em temperatura ambiente. Este é o máximo de tempo que um prato resiste antes que as bactérias comecem a se proliferar. Por isso, ele frisa que, caso os pratos sejam preparados com antecedência, como costuma acontecer nestas datas, que eles sejam levados à geladeira e só retirados a tempo de serem devidamente aquecidos e servidos.

Apesar da mão-de-obra, Figueiredo insiste que, após todos se servirem, os pratos devem ser novamente levados à geladeira destampados, lembrando que os alimentos só podem ser cobertos depois de duas horas na geladeira, para facilitar a refrigeração.

E atenção: Farofa na comida evita conservação correta. As aves recheadas devem ter a farofa removida antes de irem à geladeira. A farofa é um isolante térmico, ou seja, dificulta tanto o aquecimento como o resfriamento do prato.

As sobras podem ser guardadas na geladeira por 24 horas ou congeladas em porções para consumo diário. O descongelamento deve ser feito dentro da geladeira para evitar bactérias.

Para quem pensa que tanto cuidado é exagero, Roberto Figueiredo lembra os efeitos de uma das bactérias que prolifera na carne, o clostridium perfringens: cólica abdominal e diarréia por 24 horas.

Em relação às frutas, o microbiologista Roberto Figueiredo dá uma dica importante: elas devem ser levadas à geladeira por duas horas antes de serem lavadas, ou a água usada para lavá-las deve estar morna. Isso porque, caso estejam na mesma temperatura da água, podem absorver todos os agentes contaminantes presentes na água.

Já as frutas com extensas áreas mofadas devem ser descartadas. Um mamão grande com uma pequena área mofada pode ser aproveitado, mas deve-se tirar mais dois centímetros da fruta ao redor da área contaminada. O mofo contém aflotoxina, toxina que, uma vez ingerida, fica no organismo para sempre. Essa toxina está associada ao câncer de fígado.

Para quem pretende usar suco pronto, Figueiredo aconselha que se adquira produtos pasteurizados, aqueles expostos no supermercado fora da geladeira.

Outro alerta: não usar o mesmo garfo para levar a rabanada à frigideira e para retirá-la. Caso haja salmonela, comum no ovo, ela contamina o garfo. O calor mata a salmonela, mas a rabanada é novamente contaminada ao ser retirada da frigideira.

Fique atenta para ter uma ceia tranqüila e os próximos dias também!

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
23/12/2010 - 08h45m.
"DICAS PARA UMA CEIA SAUDÁVEL"!
É uma grande dica postada no blogger do nosso querido Alexandre, onde o micro-biologista ROBERTO FIGUEIREDO, nos dá grandes orientações com os produtos do Natal, como também com as sobras. Sempre aprendemos e vale a pena apreender, pois faremos as coisas corretas e como diz o mesmo:
BOA SAÚDE PRA TODO MUNDO!