Ano novo: curiosidades!

Você sabia???

• O Ano Novo passou a ser comemorado no dia primeiro de Janeiro no ano 153 antes de Cristo. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março (a comemoração durava 11 dias).
Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios dois mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a idéia de recomeço. Foram os romanos que determinaram, aleatoriamente, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia primeiro de janeiro.

• O dia primeiro de janeiro foi reconhecido como Dia do Ano Novo com a introdução do calendário gregoriano na França, Itália, Portugal e Espanha em 1582. O calendário gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.

• As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e tão descumpridas, não são uma tradição recente. Os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

• A tradição de usar um bebê como símbolo do Ano Novo foi adotada pelos gregos por volta do ano 600 antes de Cristo. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade, pelo renascimento anual de Dionísius.

• Foi na França, em 1885, que usou-se pela primeira vez a expressão "fim de século".

Ceia da virada

• A tradição de comer pernil na virada é antiga. Acredita-se que consumir a carne do porco, que é um animal que "fuça" a comida, empurrando-a para frente, traz sorte o ano todo e progresso na vida de quem o come. Independente das crenças, a carne é considerada nobre. É a partir dela que se prepara o presunto. Fresco, pode ser grelhado ou assado e deve ser consumido em até três dias.

• A mesa da virada também é rica em pratos com grãos, como feijão e trigo. A sabedoria popular diz que eles devem ser consumidos justamente porque aumentam de tamanho durante seu cozimento. Da mesma forma, a pessoa que o consumir, crescerá na vida no próximo ano.

• A lentilha, mais antiga leguminosa cultivada pelo homem, tem origem na Ásia Ocidental (próximo à Síria). Seu nome é uma homenagem à família roma Lentuli. Muitos crêem que suas sementes simbolizam abundância. Essa superstição veio de uma história bíblica. Esaú abriu mão de seus direitos de primogênito ao irmão Jacó por causa de um delicioso prato de lentilhas. Mas, mesmo abdicando desse poder, se tornou um homem muito rico. A forma dos grãos de lentilha também contribui para sua associação com dinheiro, já que lembram pequenas moedas.

• Mel com tâmaras e figos secos. O poeta Ovídio, em seus escritos do século primeiro, conta que a iguaria foi inventada pelo imperador romano Júlio César. Ele a oferecia aos amigos, com os desejos de que “o sabor do tempo” que começava fosse doce. Junto, mandava também uma folha de louro. O costume se manteve na Itália, que ainda hoje come figos em folhas de louro na passagem do ano.

Mais Curiosidades sobre o reveillon:

• Um dos primeiros territórios habitados a receber o sol do ano novo é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia.

• O último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.

• Por que, na língua inglesa, a mesma palavra que serve para dizer "um brinde" (toast) significa "torrada"? Na França medieval, o vinho não era tão bom quanto é hoje. Para torná-lo mais saboroso em festas e casamentos, pedaços de torradas temperadas ficavam flutuando na taça de vinho. Segundo a tradição, aquele que fosse capaz de beber mais rápido sua taça e engolir a torrada teria direito de fazer um breve discurso. Os discursos, que serviam para agradecer o anfitrião ou homenagear a noiva, se tornaram conhecidos como "toasts" (torradas).

• Há um lugar nos Estados Unidos em que se comemora o Ano Novo todas as noites. É o "Pleasure Island", um dos parques noturnos do complexo Disney World, em Orlando. À meia noite, todos os visitantes vão para a rua central, fazem a contagem regressiva e comemoram a passagem do ano.

• O Ano Novo é considerada a festa mais barulhenta do mundo inteiro. Faça muito barulho. Toque corneta, tambor, bumbo, solte fogos de artifício, grite. Vale qualquer escarcéu. De acordo com antigas tradições orientais, os maus espíritos se afugentam com ruídos altos.

• Pular sete ondas e fazer sete pedidos assim que soa a meia-noite do Ano Novo é um costume brasileiro tão arraigado quanto vestir branco. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos. O branco representa luz, pureza e bondade.

• A palavra axé é muito usada pelas pessoas que moram na Bahia para desejar "boa sorte". Ela surgiu do próprio folclore baiano, mas as suas raízes estão na África. Axé é cada um dos objetos sagrados do orixá (divindade africana) - pedras, ferros, recipientes, etc. - que ficam no peji (santuário) das casas de candomblé (religião dos negros iorubá, grupo sudanês da África Ocidental). Isto significa que axé é uma energia positiva que permite que todas as coisas existam.

• A festa de Bom Jesus dos Navegantes é realizada em Salvador, no primeiro dia do ano. A imagem de Cristo, em embarcação ornamentada e acompanhada por centenas de outras, cruza a baía de Todos os Santos.

• A música mais famosa do réveillon brasileiro, “Adeus, Ano Velho!”, foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

• Todos os anos a comunidade nipônica de São Paulo realiza no dia 31 de dezembro a Motitsuki. Consiste em uma farta distribuição do moti, bolinho de arroz japonês. Faz parte da tradição comer o petisco no primeiro dia do ano para trazer sorte.


Fontes: Guia dos Curiosos - Terra Curiosidades - Portal dos Curiosos - Arquivo Pessoal
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
31/12/2010 - 07h57m.
*ANO NOVO: CURIOSIDADES"!
Foi importante lermos estas curiosidades, pois poucas sabíamos é sempre importante aprender e principalmente ao que se refere a virada do ANO. É aquela noite que fazemos uma retrospectiva de tudo que se passou conosco durante os 365 dias do ano. E vamos fazer orações de agradecimento como também pedir ao nosso Todo poderoso
graças para nós no novo Ano que está chegando, como também pedir graças para todos aqueles que junto de nós passaram todo ano.

Vamos comer LENTILHAS nesta noite, por ser a mais antiga leguminosa pelo homem e temos certeza que ela nos dará sorte!