Anabolizantes: saiba mais!

Quando nos deparamos com uma pessoa com físico invejável, infelizmente observamos que nem sempre ele foi conseguido através de um programa correto de alimentação e exercícios. Músculos enormes e bem desenhados nem sempre são sinais de saúde.



Lamentavelmente, o uso de anabolizantes tem aumentado muito nos últimos anos. As pessoas, principalmente os jovens, na ânsia de quer ter o corpo perfeito, acabam estragando a saúde por causa dos anabolizantes.

O que acontece é que, com o uso de anabolizantes, a pessoa consegue em pouco tempo, mais ou menos 2 meses, ter um corpo musculoso tal qual só conseguiria com pelo menos 1 ano de malhação. Só que, com a interrupção do uso das drogas, esses resultados (artificiais) vão embora rapidamente.

É importante lembrar que o uso destas substâncias é proibido por entidades esportivas, por aumentarem a massa muscular, força e resistência, além de aumentar o risco de contrair doenças como a hepatite e a aids, por causa do uso compartilhado de seringas.

Vamos saber mais sobre os anabolizantes:

Os esteróides são hormônios sintéticos que reproduzem as características da testosterona (que é o hormônio sexual masculino). Seu efeito está ligado à retenção das proteínas dos alimentos e é o que ajuda para o incremento de massa muscular quando estimulados pelo exercício físico. Quando usados terapeuticamente, receitados pelo médico, com o devido acompanhamento, não há problemas. Mas, há registros de doses cavalares usadas pelos praticantes de fisiculturismo e outros esportes, o que leva a efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Um dos efeitos colaterais mais impressionantes é o aparecimento de características femininas nos homens (por causa do uso prolongado dessas substâncias os testículos deixam de produzir testosterona). Há um desequilíbrio hormonal resultando na diminuição dos pêlos corporais, afinamento da voz e até impotência.

E agora preste atenção a mais alguns problemas decorrentes do uso de anabolizantes:

• Aspereza na pele, aparecimento de acnes e estrias;

• Aumento da agressividade;

• Aumento das características masculinas nas mulheres (pêlos, engrossamento da voz, aumento do clitóris, irregularidade no ciclo menstrual);


• Sobrecarga renal, devido a dificuldade de eliminar substâncias tóxicas e filtragem;

• Sobrecarga do fígado - este órgão é responsável pela metabolização das drogas (via oral). Pode-se associar à formação de tumores cancerígenos no fígado, próstata e cérebro;

• Pode ser prejudicial na questão do crescimento em adolescentes, por impedirem que eles atinjam todo o potencial, já que os esteróides transformam as cartilagens de crescimento em osso calcificado;

• Aumento das glândulas mamárias do indivíduo do sexo masculino;

• Problemas cardiovasculares (aumento da pressão arterial, obstrução das artérias);

• Impotência - com o uso prolongado há diminuição da libido, redução do esperma, dificuldade de ereção. Na mulher pode causar frigidez.

Aqueles, portanto, que desejam ter um corpo "sarado" e saudável, deixem a preguiça, façam exercícios físicos bem orientados e alimentem-se bem. Não é preciso fazer uso dessas drogas. Esta é a fórmula correta para que os resultados sejam eficientes, saudáveis e duradouros. Nada de anabolizantes!

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
10/12/2010 - 08h46m.
"ANABOLIZANTES"!
Sempre tive pavor de qualquer anabolizante. Nós devemos para ter um corpo num peso ideal, fazer caminhadas, exercícios, freqüentar uma Academia e comer apenas alimentos saudáveis, evitando gorduras e bebidas. Beber só socialmente, pois também as bebidas não fazem bem ao nosso organismo, como também evitar açúcar em doces e comer mais frutas, principalmente em jejum!
Neste blogger do Alexandre, lemos o mal que já conhecemos sobre os anabolizantes! EVITEM! MALHEM E CAMINHEM MAIS!