O fumo e as cáries

As crianças pequenas que são expostas a fumaça dos fumantes têm um índice maior de cáries dentais que os que não estão expostos a esta substância nociva, segundo um relatório divulgado nos Estados Unidos.


O estudo da Agência para a Investigação e Qualidade da Atenção da Saúde estabelece uma relação entre a fumaça dos fumantes e as cáries dos fumantes passivos, um problema de saúde que custa aproximadamente 4 bilhões e meio de dólares ao ano. As cáries nas crianças também são mais evidentes entre as famílias pobres e que têm menos acesso aos serviços dentários. Utilizando dados e exames médicos feitos em 4 mil crianças de 4 a 11 anos de idade, o estudo descobriu que as crianças tinham maior risco de cáries se apresentassem níveis altos de cotinina, um derivado da nicotina que indica a exposição à fumaça dos fumantes. Aproximadamente 32 por cento das crianças com níveis significativos de cotinina tinham cáries nas superfícies de seus dentes de leite, comparado com 18 por cento das crianças com níveis mais baixos de cotinina.

O maior risco de cáries nas crianças expostas ao tabaco persistiu depois que outros fatores foram controlados, tais como a pobreza e a freqüência de suas visitas ao dentista. Pesquisas anteriores mostraram que a nicotina promove o crescimento de bactérias que podem causar as cáries, por isso quando as mães ou outros que fumam beijam às crianças, poderiam estar passando esses germes. Segundo os autores do estudo, os resultados oferecem mais provas que o consumo passivo da fumaça do tabaco é prejudicial e que se deve exigir que todas as crianças cresçam em um ambiente livre de fumaça.

Então fica o alerta: não fume perto de crianças!

E boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
09/11/2010 - 06h49m.
"O FUMO E AS CÁRIES"!
O Fumo é uma das piores armas para saúde de um ser humano. Os (as) fumantes soltam aquela fumaça de NICOTINA, na maior parte das vezes em cima dos que estão perto. Lamentamos demais quando vejo uma Mãe fumando e com uma criança no colo, calculem o que estas crianças passam a sofrer com aquela fumaça, além de atacar aos pulmões, broncos e etc.

A cárie principalmente nas crianças de origem mais pobres e que não existe um principio de educação dos familiares e as pobres ficam aspirando aquela fumaça maléfica!
Eu vou um pouquinho além do meu Amigo Alexandre. *NÃO FUME* em geral, pois o cigarro vai lhe MATAR!