Joanete: saiba mais!

O joanete é uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés causada por um desvio lateral e um ângulo agudo da articulação desses dedos. Essa saliência costuma provocar constante pressão
sobre a articulação dos demais dedos, que por causa disso, acabam também ficando curvos e salientes. Quando o desvio é pequeno o joanete não costuma doer, mas quando é muito acentuado, o defeito pode se tornar dolorido a ponto de tornar impossível o uso de sapatos comuns. Só quem tem sabe o quanto dói…

Previna-se:

• Evite usar sapatos de bico fino ou de salto muito alto.
• Use calçados adequados ao seu pé e que sejam suficientemente folgados. Sempre que possível, ande de chinelos.
• Ginástica para os pés quando a deformidade ainda é pequena fortalece músculos e tendões e contribui para conter o agravamento do joanete. Contraia os dedos para frente, como se fosse pegar um objeto. Apóie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto com a perna.
• Se o joanete for muito incômodo e dolorido, procure um ortopedista.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
04/11/2010 - 08h34m.
JOANETE!
Gostei de ler a meteria, pois eu convivo com um a mais de 20 amos que fica acima do meu dedão do pé direito. Não doe se não usar tipos de sapatos, então eu uso um só tipo que não me incomoda. Pois aquele osso estufado se tiver algo pegando em cima é uma dor que não desejo ao pior animal!

Fui a três Ortopedistas nestes 20 anos e todos queriam operar. Ele não cresceu mais e com o tipo de sapato que uso ele não me incomoda!