Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

Qual outro apelido Édson Arantes do Nascimento teve no futebol? Quem inventou o apelido Pelé e por quê? E já que estamos falando em rei do futebol... Por que os jogadores de futebol cospem tanto? E qual a quantidade de saliva que nós produzimos por dia?

• Além de Pelé, por qual outro apelido Édson Arantes do Nascimento chegou a ser chamado no futebol? Quem inventou o apelido Pelé e por que Édson passou a ter este apelido?

Além de Pelé, Édson Arantes do Nascimento, também foi chamado de GASOLINA, por alguns colegas do Santos, logo no início da carreira. Dizem que foi o zagueiro Wilson quem começou a chamar Pelé de Gasolina. Mas o apelido que prevaleceu foi Pelé, que Édson carregava desde criança.
E foi o próprio Pelé quem criou o apelido de Pelé. Bem pequeno, o menino ia assistir aos jogos do pai pelo Vasquinho (o Vasco da Gama, de São Lourenço). Ele acabou ficando fã do goleiro do time, o Bilé. Aí, nas peladas de rua, ele mesmo falava: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome do goleiro. E o apelido Pelé pegou.
Uma outra curiosidade: em família, o apelido de Pelé era DICO.
O nome Édson foi escolhido pelo pai para homenagear o inventor Thomas Édison.


• Por que os jogadores de futebol cospem tanto? E qual a quantidade de saliva que nós produzimos por dia?

Porque quanto mais eles correm, mais produzem mais saliva. E, para não ficar com excesso na boca, acabam cuspindo.

Essa alta produção de saliva ocorre sempre que praticamos exercícios físicos intensos, que exigem uma respiração mais forçada. Os jogadores acabam respirando pela boca, a boca fica seca e o organismo, por causa disso, para evitar desidratação, produz mais saliva.

Segundo especialistas, o corpo produz, em média, um litro de saliva por dia. Mas, durante a atividade física, essa produção aumenta.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
24/10/2010 - 14h34m.
Esta semana, foi um Semana dedicada ao Rei Pelé, que completou seus 70 anos. Édson Arantes do Nascimento, que tinha este apelido, hoje o nosso Comunicador *ALEXANDRE FERREIRA*, fez a seguinte Pergunta? Qual o outro apelido que Pelé teve? A resposta foi GASOLINA, apelido colocado pelo zagueiro Wilson, que felizmente não pegou. Vamos mais uma vez saldar o nosso *REI PELÉ*!

cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
24/10/2010 - 14h41m.
A segunda pergunta Maluca deste domingo foi: PORQUE OS JOGADORES DE FUTEBOL COSPEM TANTO? E QUAL A QUANTIDADE DE SALIVA QUE NÓS PRODUZIMOS POR DIA? Esta eu jamais acertaria, pois a resposta é que quanto mais eles correm mais saliva produzem, e fica um excesso na boca!
Segundo nós somos informados é que o corpo produz, em média, um litro de saliva por dia. E durante uma atividade física, essa produção aumenta. *VIVENDO E APRENDENDO*!