Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

Qual é a única cidade localizada em dois continentes? E a charadinha: O galho de uma laranjeira tem 10 folhas, sendo que a cada mês caem 4 folhas e crescem, em compensação, 3. Quando será que o galho da laranjeira estará completamente sem folhas?


Respostas:

• No mundo, só existe uma cidade que fica em dois continentes ao mesmo tempo. Qual é esta cidade, a única localizada em dois continentes?

É Istambul, na Turquia.
A cidade é dividida em duas pelo estreito de Bósforo, que marca a divisa entre os continentes europeu e asiático. Então, a parte oeste de Istambul fica na Europa e a parte leste, na Ásia.
E mais um detalhe curioso: a maioria da população de Istambul mora na parte asiática (na região leste) e trabalha na parte européia (no oeste).
No passado, eram duas cidades – Bizâncio, no lado europeu e Calcedônia, no lado asiático -, mas elas se juntaram no século 15, quando foram conquistadas pelos turcos otomanos. Em 1930 a cidade recebeu oficialmente o nome Istambul.



• O galho de uma laranjeira tem 10 folhas, sendo que a cada mês caem 4 folhas e crescem, em compensação, 3. Quando será que o galho da laranjeira estará completamente sem folhas?

No SÉTIMO mês, Alexandre.
É que, matematicamente, no SEXTO mês estarão apenas 4 folhas e no SÉTIMO todas cairão.

No primeiro mês, de 10 caem 4 nascem 3 = restam 9
No segundo mês, de 9 caem 4 nascem 3 = restam 8
No terceiro mês, de 8 caem 4 nascem 3 = restam 7
No quarto mês, de 7 caem 4 nascem 3 = restam 6
No quinto mês, de 6 caem 4 nascem 3 = restam 5
No sexto mês, de 5 caem 4 nascem 3 = restam 4
E finalmente, no sétimo mês, caem todas as quatro folhas restantes e o galho fica sem folhas, até que novas nasçam.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
18/10/2010 - 09h10m.
Meu prezado Amigo Alexandre, eu já de muitos e muitos anos passados ainda no Ginásio, tive um grande Professor de GEOGRAFIA e este assunto foi debatido em uma das aulas e ontem quando você fez a pergunta maluca a primeira, me lembrei daquela aula, custei um pouco a raciocinar e depois lembrei-me que era na Turquia. Alexandre você que é um grande Professor ministrando aulas em duas Faculdades sabe que ANTIGAMENTE nós tínhamos que aprender e não esquecer, foi o que aconteceu ontem. Naquela época deveria ter 12 ou 13 anos e hoje quase 80.

Sobre a segunda não consegui calcular durante o Programa, embora não use (maquina) para cálculos, só quando você deu o resultado, não cheguei a nenhuma conclusão, foi maravilhosa a PERGUNTA!

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
19/10/2010 - 16h49m.
Foram duas perguntas muito importantes, como também sabemos que muitos ouvintes não sabiam as respostas. Sempre é bom que estas PERGUNTAS sejam feitas aos domingos pois os (analfabetos ou semi) irão aprender e jamais esquecerão!