Mensagem: Aceita um palito

A cortesia é parecida com a manga de um mágico; sempre guarda surpresas agradáveis. No mínimo, uma pomba da paz!

Um sorriso, um cumprimento cordial, um pedido de desculpas,
a cessão da vez ou do lugar, um suave "por favor", um envolvente "obrigado", e tantos outros comportamentos qualificados como de etiqueta, são elementos que saem aos montes do ventre da cortesia.

A cortesia é sempre maravilhosa, mesmo quando só por interesse - oportunidade em que perde muito de seu encanto. Mas o pior é a sua ausência... Ih! É ruim.

Chegando ao restaurante, enquanto esperava que os pratos fossem servidos, o pai pega um paliteiro, tira um palito e dá-o a uma filha. Esta, espantada, reage:
- Pra que é que eu quero um palito?
- É um presente meu, filha. Aceite-o.
- Não... Obrigada!

Ato contínuo, deu-o ao filho que também ali estava, sendo por ele aceito com um sorridente,
- Muito obrigado papai!.

Minutos depois, chegou o prato principal. Compondo-o, destacava-se uma vistosa azeitona verde.

Calmamente, o pai pede de volta o palito ao filho, espeta-o na azeitona, devolvendo-o em seguida, agora adornado por aquele delicioso petisco.

A filha logo reclama:
- E eu, não ganho uma azeitona, não?
- Não! - respondeu o pai com tranqüilidade - Quando lhe dei um palito de presente foi para que, chegando o prato principal, você fosse a primeira a se servir, tirando a azeitona de que tanto gosta. Como não aceitou o presente...
- Mas papai, se eu soubesse...
- É isso, filha, se você soubesse já teria aprendido que presentes dados têm valores visíveis e invisíveis, e só quem sabe recebê-los tem condições de perceber tudo isso... e desfrutá-los com proveito e sabedoria.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
07/10/2010 - 08h29m.
MENSAGEM: ACEITA UM PALITO".
ALEXANDRE, com esta mensagem, eu voltei a traz mais de 60 anos, me lembrei como se usava Palitos após as refeições e do paliteiro apresentado. De fato era muito interessante e util, pois usávamos também para pegar conservas que comíamos nas refeições e as famosas azeitonas, que hoje tenho visto até em restaurantes pessoas pegando com os dedos. Como o palito era usado e também higiênico, hoje, no Século XXI as coisas se tornaram mais simples, porem com mais falta de higiene!