Invenções brasileiras!

Santos Dumont, o “pai de aviação”, não é o único inventor brasileiro. Vejamos algumas importantes invenções brasileiras:



• Urna eletrônica.

O primeiro terminal de votação por computador foi instalado em Brusque (Santa Catarina), em caráter experimental, nas eleições de 1989. Quem o criou foi Carlos Prudêncio, que na época era juiz eleitoral no Estado. Com a ajuda do irmão, empresário da área de informática, ele fez um programa de computador. Nas eleições de 2000, todos os municípios brasileiros receberam cerca de 350 mil urnas.


• Painel eletrônico.

Aquelas placas luminosas usadas nos jogos de futebol, durante as substituições, foi desenvolvida no Ceará por Carlos Eduardo Lamboglia, em 1996. No ano seguinte, ele patenteou a invenção e na Copa da França foi usada em todos os jogos.


• Tênis computadorizado.

Sensores eletrônicos registram sinais de impacto do pé. Um microprocessador agrupa dados de velocidade, distância e tempo. Lançado pela Alpagartas em 2001, chama-se Rainha Digital Personal Trainer.

• Cartão telefônico.

Feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas, o cartão telefônico foi criado pelo engenheiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. Mas ele só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.


• Soro antiofídico em pó.

Em 2000, foi desenvolvido pelo veterinário Rosalvo Guidolin. Diferente do líquido, que deve ser mantido entre 4 e 8 graus centígrados, o soro antiofídico em pó pode ser levado na mochila e tem validade maior.


• Escorredor de arroz.

A cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich criou o utensílio em 1959. Com a ajuda do marido, Beatriz montou um protótipo em papel de alumínio e apresentou a invenção ao dono da Trol S/A. O invento foi apresentado na Feira de Utilidades Domésticas em maio de 1962.

• Cafezinho de bolso.

Um xícara, um coador, sache de açúcar, colherinha para mexer, uma lixeira e uma dose com 6 gramas de café torrado e moído. Os autores desse kit são Adílson Sanches e Luiz Fabichak . Eles começaram a fabricar o Drip Coffee em 1995. Para prepará-lo, só falta mesmo a água quente.

• Coração artificial.

Criado em 2000 pelo engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (em São Paulo), tem o tamanho de uma bola de tênis e é feito de poliuretano. É ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

• Terço eletrônico.

Criado para os fiéis não perderem a conta na hora das orações. Apresentado por Josué Corrêa de Lacerda em 2000, é um aparelho à pilha que contém um chip eletrônico. Por meio de botões, o fiel programa o texto das orações e conta cada reza feita.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/10/2010 - 07h52m.
"INVENÇÕES BRASILEIRAS"

Grandes invenções que para mim eram desconhecidas e que hoje passei a conhecer. Só sabia a de Santos Dumont
o Pai da Aviação, porem mesmo as Urnas eletrônicas eu não sabia como todas as demais. Foi importante enumera-las para o nosso conhecimento.