História do Dia dos Pais



O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido para fins comerciais. A história da origem da comemoração da data é a seguinte:



Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do seu pai.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton e pediu, também, auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade. O interesse pela data difundiu-se para todo o estado e tornou-se uma festa nacional.

Em 1972 a data foi oficializada pelo então presidente Richard Nixon. Desde então, nos Estados Unidos, a data passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho.

O primeiro Dia dos Pais foi festejado em 19 de junho de 1910. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. Os pais vivos eram homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas, a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: