Dicas para cultivar sua própria horta:

• Em vez de utilizar fertilizantes artificiais, transforme o lixo orgânico em adubo composto.

• Se optar por fertilizantes comerciais, experimente um produto natural, como estrume esterilizado, farinha de peixe ou
farinha de osso, ou sangue seco.
Estes adubam o solo, são facilmente absorvidos e estimulam o crescimento de bactérias do solo e minhocas que, por sua vez, favorecem o crescimento de plantas saudáveis.

• Cobrir o solo em torno das plantas com camadas de casca de árvores supre o solo de nutrientes, inibe as ervas daninhas e retém umidade.

• Algumas ervas são, na verdade, benéficas. Há um tipo de urtiga, por exemplo, que atrai joaninhas que, por sua vez, se alimentam de pulgões.

• Em vez de usar pesticidas, alterne fileiras de legumes com flores perfumadas, que atraem insetos que atacam as pragas de jardim.

• Aprenda a distinguir os insetos benéficos dos que destroem plantas. Entre os insetos bons temos abelhas, pirilampos, joaninhas e aranhas. Os sapos e as cobras não venenosos e as rãs também gostam de comer insetos.

• Pendure comedouros ou plante arbustos espessos para atrair passarinhos, que também comem insetos.

• Experimente o plantio em dupla para controlar as pragas. Plante alecrim com legumes crucíferos para inibir o aparecimento das bruxas da couve. A calêndula ajuda a afastar o mosquito da ferrugem da cenoura e a alfavaca-do-campo protege os feijões das cigarrinhas.

Boa plantação!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
04/07/2010 - 14h03m.
"DICAS PARA CULTIVAR SUA PRÓPRIA *HORTA*"!
Meu Amigo Alexandre, você hoje me fez voltar a mais de 70 anos atrás.
Comecei lendo e fui pensando quando criança que morava em casa e nós sempre tivemos um jardim e uma Horta. Que maravilha colhermos para comer. Tudo sem agrotóxico, fresquinho, verde e os tomates vermelhos. Como era bom ter uma horta. Hoje como eu milhares de pessoas vivem em apartamentos onde não existe o mínimo de espaço para plantar, como voltou a saudade, hoje tudo que compramos temos medo do agrotóxico, mas se ficarmos com medo, nada comeremos, foi muito importante o que Alexandre nos postou, nos fez rememorar a nossa infância e juventude, onde comíamos maravilhosamente bem!