Aniversário do Fantástico!

5 de agosto de 1973, estreava na TV Globo o programa Fantástico: uma revista eletrônica de variedades. Jornalismo e entretenimento, revolucionando a TV Brasileira.



Parabéns a todos os profissionais que fazem ou fizeram parte da equipe do Fantástico e ajudaram a construir a credibilidade deste sílbolo dos domingos e da TV Brasileira!

E para relembrar...

Dirigida por Augusto César Vannucci, a primeira abertura do programa tinha duas crianças que corriam para o centro de um cenário totalmente branco e descobriam véus que ocultavam dançarinos vestidos com fantasias parecidas com as usadas no carnaval de Veneza. Os bailarinos foram coreografados por Juan Carlos Berardi. O tema foi especialmente composto e arranjado pelo diretor musical Guto Graça Mello. A letra foi escrita por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni:


Fantástico, o Show da Vida.


"Olhe bem, preste atenção:/ nada na mão resta também./ Nós temos mágicas para fazer,/ assim é a vida, olhe para ver./ Milhares de sonhos para sonhar,/ miragens que não se podem contar./ Numa fração de um segundo/ qualquer emoção agita o mundo./ Riso! Criado por quem é mestre./ Sexo! Sem ele o mundo não cresce./ Guerra! Para matar e morrer./ Amor! Que ensina a viver./ Um foguete no espaço, num mundo infinito,/ provando que tudo não passa de um mito./ É Fantástico!/ Da idade da pedra ao homem de plástico,/ o show da vida!/ É Fantástico!".

E... pouco tempo depois veio uma explosão de cores:



A chegada do "mago das vinhetas", Hans Donner, revolucionou totalmente a abertura do programa:



E para terminar esta homenagem, aí vai a abertura mais famosa: a de 1987, que tem participações de Isadora Ribeiro e Carolina Ferraz. Veja:



Todas estas aberturas e outros vídeos interessantes, com qualidade digital, estão disponíveis também no site Memória da Rede Globo. Vale a pena conferir!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
05/08/2010 13h36m.
"ANIVERSÁRIO DO FANTÁSTICO"!
Hoje, dia 05 de agosto, o Fantástico o *SHOW DA VIDA*, completa seus 37 anos. Nos parece ontem, termos assistido aquele esplendoroso PROGRAMA, com variedades, jornalismo e tantas outras coisas que nos deixavam alegres, pois como escrevemos acima era o show da vida!
O Programa de fato era FANTÁSTICO, pois nos apresentava coisas tão importantes que jamais pensaríamos em ver!Grandes nomes foram os iniciadores do referido Programa!
Gostaríamos, que o Fantástico HOJE, continuasse com aquelas apresentações que assistimos no passado. Recordar é Viver. Graças ao nosso Alexandre!