Desmaio: saiba mais.

O desmaio é a perda temporária de consciência, que pode ser provocada por fatores diversos. O importante é manter a calma e tentar ajudar a vítima. Ele pode ser causado por:
emoções bruscas, cansaço, fome, nervosismo, traumatismo, hipoglicemia (que é o baixo nível de açúcar no sangue), queda de pressão, e arritmia cardíaca (qualquer desvio da normalidade no ritmo das contrações cardíacas).

Os sintomas são: pele pálida, sudorese (suor excessivo), pulso e respiração fracos.

Para ajudar uma vítima de desmaio proceda da seguinte maneira:

• deite a vítima e eleve as pernas;
• afrouxe as roupas da pessoa;
• verifique o pulso do paciente. Caso não consiga sentir a pulsação, apalpe a artéria carótida, na lateral do pescoço;
• caso o desmaio persista por mais de 1 ou 2 minutos, aqueça a vítima, chame o médico imediatamente ou leve a pessoa ao hospital.

Caso você sinta que vai desmaiar ao ver sangue ou ferimentos, por exemplo, deite-se e eleve as pernas; ou sente-se e curve o tronco para frente, colocando a cabeça no meio das pernas, abaixo dos joelhos, e respire profundamente, pressionando a nuca.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/07/2010 - 13h29m.
"DESMAIO: SAIBA MAIS"!
Uma grande orientação para todos nós, uma vez que o desmaio é aquele que acontece rapidamente sem que a pessoa perceba, como os que estão ao seu lado. As orientações são PRATICAS e como proceder melhor ainda, pois todos podem fazer algo no momento, caso persista chamar o Médico ou levar o paciente para o Hospital!