Cuidando dos pés:

Como qualquer outra parte do corpo, os pés também precisam de cuidados. Cuidar dos pés tem que ser uma rotina diária e, às vezes, é preciso recorrer até a um dermatologista ou um podólogo (que é um especialista em pés).
Vamos saber alguns cuidados necessários para manter os pés sempre bonitos e saudáveis:

Unhas:
• Corte as unhas a cada três meses com um alicate ou use uma lixa para apará-las.
• É muito importante respeitar o formato reto da unha e não arredondar os cantos, porque isso aumenta as chances de ela encravar.
• A unha não deve ultrapassar o limite do dedo porque a unha muito comprida acumula resíduos de poluição.

Pés:
• A pele dos pés é mais grossa e resistente do que a de outras partes do corpo. Isso faz com que essa área fique mais protegida, porque sofre atrito constante. Mas às vezes ela fica muito grossa, então recomenda-se tirar as células mortas com uma lixa fina, uma vez por semana. Faça isso depois do banho, levemente, quando a pele está mole. Tome muito cuidado com pedras-pomes, lixas de metal ou muito grossas porque elas podem machucar muito e acabar tendo o efeito contrário: engrossar a pele. Não podemos esquecer também de hidratar a pele dos pés. Retirar o ressecamento apenas com uma lixa não resolve. Esta pele tem que ser hidratada com cremes também.
• Para deixar os pés macios, deixe os pés de molho em água e vinagre para amolecer a pele. Para cada litro de água use um copo de vinagre. Esta mistura tem um efeito calmante e antiinflamatório que é o ideal para quem anda ou fica em pé de salto o dia inteiro. Este ritual deve ser feito duas vezes por semana. Em seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou de semente de uva. No caso da pele estar muito grossa, use uma lixa fina e depois aplique um hidratante.

Outras dicas para os pés:
• Jamais remova a cutícula. Elas servem como proteção, impedindo a entrada de microorganismos. Se você realmente se incomodar com a cutícula, em vez de retirá-la, empurre-a cuidadosamente com uma espátula. O excesso de pele que fica nas bordas pode ser retirado com uma escovinha. É melhor que usar o alicate.

• Para quem gosta de usar talco anti-séptico aqui vai um aviso: não se deve aplicá-lo diretamente nos pés, porque se ele se misturar com o suor dos pés, pode causar micose. O ideal é colocar uma pequena quantidade dentro dos sapatos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
07/07/2010 - 17h30m.
"CUIDANDO DOS PÉS"!
Sempre tive um cuidado especial com meus pés. Sempre procurei trata-los com o eles mereciam e merecem, só que no passado usava sapato e meias o dia inteiro, o que hoje não faço mais. Porem, o que acabo de ler me foi orientado talvez a uns 40 anos passados indo ao Dr. Sholl, no Rio de Janeiro, me cuidava dos pés com eles até que foi tercerizado. Como é importante termos os pés bem, pois assim jamais teremos problemas com os mesmos, só que temos que seguir o que nos é indicado!