Câncer pulmonar: saiba mais!

O câncer pulmonar é um dos mais comuns entre os tumores malignos. O número de mortes por essa doença é muito grande e sua evolução está relacionada à fase em que é diagnosticada.



Existem muitos sintomas de câncer pulmonar, dentre eles a tosse persistente (ou mudança na tosse usual do fumante), o encurtamento da respiração, o escarro com sangue, a rouquidão, a dor torácica persistente (ou aguda quando o indivíduo respira profundamente) e pneumonias de repetição. Mas, algumas vezes, os sintomas poderão tornar-se óbvios apenas quando a doença estiver avançada.

Existem alguns exames, normalmente solicitados pelo médico que suspeita da doença, que ajudam a descobrir mais rápido o câncer, como a radiografia do tórax, o cito-patológico do escarro, a ressonância magnética do tórax e a tomografia computadorizada do pulmão.

São fatores de risco para o Câncer de pulmão:

• Idade: Mais comum em pacientes acima dos 45 anos, aumentando rapidamente até os 65 anos quando então se torna estável.

• Histórico Pessoal: Ingestão de álcool e uso de fumo em qualquer forma são os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento desse tipo de tumor.

• Sexo: Mais comum em homens do que em mulheres.


LEMBRE-SE: O CÂNCER DETECTADO NO INÍCIO TEM MAIS CHANCES DE CURA. PROCURE SEU MÉDICO REGULARMENTE!

E... boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: