Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

A seleção brasileira enfrenta neste domingo, pela Copa do Mundo de Futebol, a seleção de Costa do Marfim... Por isso vamos aprender um pouco mais sobre os elefantes e o tão valioso marfim.



Todo mundo sabe que os elefantes africanos são os maiores animais terrestres do mundo. Eles podem pesar de quatro a sete toneladas. E a comprida tromba do elefante chama a atenção. Somente o elefante tem um nariz assim! O bicho usa a tromba para farejar, levar água e comida a boca e, quase que como uma mão, para pegar coisas, desde um amendoim até uma pesada tora de madeira. A tromba é poderosa... Então, eu pergunto:

• A tromba do elefante tem ossos? Quanto pesa uma tromba, em média?

O elefante possui as maiores presas do mundo. Elas podem chegar a DOIS metros de comprimento e são de marfim. Infelizmente, os coitados são caçados e mortos por causa do valor do marfim de suas presas, usado para confeccionar jóias, teclas de piano e objetos decorativos. Então, eu quero saber:

• Os elefantes têm outros dentes, além das duas grandes presas aparentes?

***

Respostas:


• A tromba do elefante tem ossos? Quanto pesa uma tromba, em média?

A tromba de um elefante é uma massa de carne e músculos. É muito forte. Ela não tem ossos e é movida por cerca de 4 mil músculos. Um tromba normal pesa cerca de 140 quilos. Ela pode conter até 6 litros de água para esguichá-lo. Agora, outra curiosidade: o elefante também usa a tromba para acariciar a companheira!!!

• Os elefantes têm outros dentes, além das duas grandes presas aparentes?
Sim, os elefantes têm outros dentes. Além das presas, que são os dentes incisivos superiores, que crescem durante toda a vida do animal, eles têm também quatro dentes molares. São os dentes trituradores. Esses molares têm no mínimo 30 cm de comprimento e pesam cerca de 4 kg cada um. Eles ao substituídos seis vezes ao longo da vida do elefante e, quando os últimos dentes caem, os elefantes não conseguem comer e morrem de fome.


Outras curiosidades sobre o elefante:

• Paquiderme, como os elefantes são chamados, significa "pele grossa".
• O elefante é o único animal com quatro joelhos.
• Ele não consegue saltar.
• É o animal terrestre mais bem-dotado! O pênis do elefante pode atingir UM METRO E MEIO de comprimento e pesar DOIS quilos.
• Apesar disso, quem manda é a fêmea! Isso mesmo! Diferente da maioria das espécies de animais, os elefantes africanos são comandados pelas fêmeas. As manadas são matriarcais.


***


Fontes:
http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/elefante-africano
http://diariodebiologia.com/2009/02/curiosidades-sobre-os-elefantes/
http://www.vagueira.com/elefantes.html
http://www.edukbr.com.br/mochila/quiosque_conteudo.asp?Id_Quiosque=130
http://respeitaranimais.wordpress.com/2007/11/07/beleza-e-crueldade/
http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-8473,00.html
http://www.zoolisboa.pt/animais.aspx?ID=1577
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/06/2010 - 09h50m.
"PERGUNTA MALUCA - DOMINGO NA GLOBO"!
Alexandre, nos diz: A seleção brasileira enfrenta neste domingo, pela Copa do Mundo de Futebol, a seleção da Costa do marfim...Por isso vamos aprender um pouco mais sobre os elefantes e o tão valioso MARFIM,

Alexandre, nos dá uma aula que jamais aviamos aprendido em nossos Colégios e até na Faculdade, onde cursamos: ELEFANTES, é uma aula *GRANDE* que ficamos impressionados com o que lemos. Já enviamos a todos aqueles que conosco convivem. Jamais estávamos,pensando quando lemos seu BLOGGER e o ouvimos pela grande Rádio Globo, neste domingo passado, onde tivemos uma partida do Brasil na Copa do Mundo!