Saúde bucal: saiba mais sobre o fluor!

Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor, inclusive os adultos. Antigamente as crianças eram o foco dos esforços de fluoretação, mas, hoje estudos mostram que o flúor tópico -
aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor - ajuda a prevenir
 o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.



Se a água que você bebe é fluoretada, então a escovação regular com creme dental com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis.
60% dos municípios do Brasil adicionam flúor na água de abastecimento para ajudar a reduzir a cárie dental. Você pode descobrir se a água da sua cidade é fluoretada ligando para a companhia de abastecimento ou mandando analisar a água, caso ela seja proveniente de uma fonte particular.

Os especialistas afirmam que você pode precisar de um tratamento especial com flúor...

• Se você estiver tomando medicamentos que provoquem boca seca ou tem uma doença que cause boca seca. Sem saliva para neutralizar os ácidos na sua boca e remover partículas de alimentos, você fica mais suscetível à cárie dental.

• Se suas gengivas retraíram ou se descolaram dos dentes. Isso cria mais espaço para as bactérias se alojarem e facilita o surgimento da cárie dental.

• Se você usa aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos aprisionam grande quantidade de bactérias que podem levar à cárie.

• Se você fez radioterapia na cabeça ou pescoço. A radiação prejudica as glândulas salivares, causando boca seca.

• Se você bebe apenas água mineral.


Converse com o dentista sobre o assunto.


Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: