Curiosidades sobre casamentos...


Você sabia????
• Na China, antigamente, os noivos só se conheciam no dia do casamento. Segundo a tradição, a noiva chinesa escolhe suas damas de honra entre as moças mais feias do local, para que assim ela seja a mais bela.



• Os egípcios eram monógamos.

• Na Grécia, o casamento começava na casa dos pais da noiva, diante do fogo, e havia um sacrifício para as divindades.

• O conceito de casal, próximo do que temos hoje, surgiu no século 13.

• Jesus, Alegria dos Homens, de Bach, Marcha Nupcial, de Mendelssohn, Ave Maria, de Schubert, e Noturno, de Chopin, são algumas das canções mais tocadas em casamentos.

Símbolos e tradições do casamento:

• Carregar a noiva no colo: Algumas tradições acreditam em “mau agouro”, se a noiva cair à entrada da casa. Outras falam em azar se ela entrar com o pé esquerdo. Se o noivo levá-la no colo, evita esses dissabores. Uma explicação alternativa para o fato é que os anglo-saxões costumavam roubar a noiva e carregá-la nas costas. É desse povo o costume de a noiva ficar do lado esquerdo do noivo. Como ele tinha medo do ataque de “dragões” e inimigos, deveria ter o braço livre para sacar a espada e proteger sua amada.

• Buquê: Na Grécia e na Roma antigas, o alvo preferido das solteiras não tinha apenas flores, mas também ervas e temperos. Alguns buquês eram feitos de alho para espantar os maus espíritos. As flores tinham significados próprios: a hera representava fidelidade; o lírio, a pureza; as rosas vermelhas, o amor; violetas, a modéstia; não-te-esqueças de mim, o amor verdadeiro. Flores de laranja trariam fertilidade e alegria ao casal.

• Aliança: Para os egípcios, representava a eternidade. Os gregos a faziam de ferro imantado, porque acreditavam que assim poderiam atrair o coração humano. Como tradição cristã, a aliança teria surgido no século 11, quando o anel era colocado no terceiro dedo da mão esquerda, porque acreditava-se que havia comunicação direta desse dedo com o coração por meio de uma veia. Representa fidelidade.


• Vestido de noiva: O primeiro vestido branco foi adotado pela Rainha Vitória, no século 19, quando se casou com seu primo, o príncipe Albert. O pedido de casamento foi feito pela apaixonada noiva, já que homem algum poderia se atrever a fazer tal proposta a uma rainha. Na antiga China e na Idade Média as noivas cobriam-se de vermelho, porque era a cor do amor.

• Véu: Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, estava protegida do mau olhado das mulheres e da cobiça dos homens.

• Bolo: Os romanos faziam bolos com farinha, sal e água. Repartir o bolo significa partilhar uma vida comum.

• Chuva de arroz: Há 4 mil anos, na China, o arroz era tido como símbolo de fartura e já era costume jogar alguns grãos sobre os noivos após a cerimônia. Conta-se que um poderoso mandarim quis mostrar sua riqueza e realizou o casamento de sua filha sob uma verdadeira “chuva” de arroz.

• Chá de cozinha ou Chá de panela: Segundo uma lenda holandesa, um moleiro pobre era apaixonado por uma rica donzela. Para ajudá-lo, seus amigos se reuniram e ofereceram a eles itens para a nova casa. Assim nasceu o famoso chá de cozinha.

• Lua-de-mel: Na antiga Roma, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Entre os povos germanos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel para beber ao luar. Daí nasceu a expressão.

• Beijo: Muitas culturas acreditavam que quando os casais se beijavam no final da cerimônia, suas almas também eram compartilhadas.


***

O casamento para os índios:


• O casamento entre índios tem diversas regras, que variam de tribo para tribo. A poligamia é permitida em tribos como Xavante e Tenethara. Os Timbiras prezam a monogamia, enquanto os Nambikuáras só permitem a poligamia entre os chefes.

• Ao se casar, o homem Xavante deve morar na casa dos sogros. Casa-se com uma ou mais mulheres da mesma casa.

• Na tribo Tükúna, o homem que deseje se casar procura um outro que tenha uma irmã. Pede para casar com a irmã dele e lhe oferece ao mesmo tempo sua irmã solteira.

• Entre os Tupi, Suruí e Asuriní, é permitido e freqüente o casamento de um homem com a filha de sua irmã.

• O chefe Nambikuára tem o privilégio de Ter várias esposas. A primeira cuida do filho e das tarefas domésticas. As outras mulheres, mais jovens, acompanham o marido no trabalho.

• No meio dos índios, o amor não é o principal fator para a escolha de um cônjuge. As mulheres preferem um grande caçador, um bom agricultor, um guerreiro ou um curandeiro de prestígio. Os homens, por sua vez, preferem as mulheres mais trabalhadoras, em vez das mais bonitas.

• Os casais indígenas não andam de mãos dadas, nem abraçados, nem se beijam. O afeto é demonstrado de outras maneiras. Vamos tomar como exemplo os índios Krahó. A mulher pinta o corpo do marido de urucum e carvão, tira-lhe os piolhos do cabelo, tira-lhe os cílios e as sobrancelhas. Ao cair da tarde, o casal estende uma esteira no chão, fora de casa, e ficam sentados sobre ela, fumando ou conversando. Quando um dos dois adoece, o outro não sai de casa.

***
As tradições do casamento pelo mundo!


• Na Irlanda, a comunidade rural Inis Beag é considerada uma das mais conservadoras do mundo. Quem pratica masturbação ou exploração recíproca do corpo é punido. A nudez é desaconselhada mesmo durante as relações sexuais. Não há namoro, noivado e troca de carinhos. O casamento tem uma função apenas reprodutiva.

• Havia uma tradição que caiu em desuso na Itália. Depois da noite de núpcias, o marido pendurava o lençol na janela como prova de que tinha tirado a virgindade da mulher.

• Na tribo Tonga, em Moçambique, o beijo é considerado repugnante, porque há contato com a saliva de outra pessoa. As mulheres esticam seus pequenos lábios na tentativa de alongá-los, porque esse detalhe excita bastante os homens. Os homens praticam a poligamia, dando preferência ao casamento com irmãs entre si.

• Os casamentos na tribo Tikopia, na Polinésia, são feitos à força. O pretendente seqüestra a garota da casa do pai e a leva para uma festa, onde anuncia o casamento. A mulher é forçada a consumir o casamento em público.

• A cerimônia de casamento da sociedade Kamchadal, na Sibéria, é um tanto esquisita. Para tornar a união legal, o noivo precisa capturar a mulher. Se a mulher concorda com o casamento, a perseguição até que é fácil. Do contrário, ela conta com a ajuda das outras mulheres da aldeia, que fazem de tudo para desencorajar o pretendente.

• Um povo que vive no Zâmbia tem alguns hábitos que merecem ser mencionados. A noiva deve raspar todos os pêlos pubianos e também o queixo de seu marido depois de consumado o casamento. Os homens devem evitar relações sexuais antes de uma expedição de caça. As mulheres que mais fazem sucesso são aquelas com umbigos grandes e saltados.

***

Curiosidades sobre casamentos famosos!


• Em 2001, o ator Caio Blat se casou com a cantora de ópera Ana Ariel. Eles namoravam há apenas 1 mês. Já estão separados.

• A separação do playboy Chiquinho Scarpa e de Carola, a “princesa do povo”, rendeu farpas para todos os lados. O casamento durou o mesmo tempo que os preparativos da cerimônia de união da dupla: 9 meses.

• A apresentadora Adriane Galisteu e o empresário Roberto Justus subiram ao altar depois de três meses de namoro. Duzentos e cinqüenta dias depois já estavam separados, segundo eles por séria “incompatibilidade de horários”.

• Outro caso de casamento-relâmpago e separação instantânea foi a do casal Fábio Junior e Patrícia de Sabrit. O cantor conheceu a atriz em seu programa na TV Record e, um mês depois, decidiu trocar alianças. O enlace durou apenas quatro meses.

• O pop-star Michael Jackson juntou os trapinhos com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie, em 1998. Muitos afirmaram que a relação, encerrada com divórcio 19 meses depois, se tratava de uma jogada de marketing.

• A mesma Lisa Marie se casou em 2002 com o ator Nicolas Cage. Três meses depois da cerimônia realizada no Havaí, os dois se separaram. Ela declarou à imprensa que o relacionamento estava fadado ao fracasso desde o começo.

• A cantora e atriz Jennifer Lopez está entre as campeãs de relações rápidas. Seu primeiro casamento, com o garçom Ojani Noa, durou 1 ano. Pouco tempo depois, ela começou a namorar o dançarino Cris Judd, com quem se casou sete meses mais tarde. Esta última empreitada matrimonial durou menos que a primeira. O ponto final veio 8 meses após o sim do casal. Em 2002, Lopez ficou noiva do ator Ben Affleck.

• Com quatro meses de namoro, o jogador de basquete Dennis Rodman e a atriz Carmem Electra fizeram votos em Las Vegas, terra dos casamentos expressos. O pedido de anulação veio em nove dias. Rodman alegou estar completamente bêbado quando aceitou participar da cerimônia.

***

Casamentos curiosos! 

• Na Copa do Mundo da França, em 1998, a brasileira Rosângela de Souza e o norueguês Oivind Ekeland se casaram bem no centro do gramado do Estádio Vélodrome, em Marselha, antes da partida Brasil x Noruega.

• Na Grécia um caso chocou os habitantes da ilha de Creta. Às vésperas de seu casamento, a jovem noiva resolveu levar alguns amigos para conhecer sua nova casa. Ao chegar lá, encontrou o futuro marido na cama com outro homem. Pior: o noivo estava usando o vestido da noiva. A garota teve uma crise nervosa e o noivo nunca mais foi visto.

• Em seu casamento, quando chegou o momento de Mark Meltz colocar a aliança no dedo da noiva Hillary Feinberg, ele mostrou uma chapa de raio X de sua cadela. É que o animal havia engolido a aliança de Hillary no dia anterior. Felizmente a cadela vomitou o anel no dia seguinte.

• Reinaldo Rocha é um valadarense que saiu do Brasil em busca de melhores condições de trabalho em Boston, nos Estados Unidos. Quando foi embora, deixou por aqui Edna Santos, com quem namorava há cinco anos. Em fevereiro de 2001, os dois se casaram, cada um da sua cidade, sem nem precisar pegar avião para vencer a distância de 7 mil quilômetros. Como? Por videoconferência! Os noivos se viram e disseram "sim" por um monitor de TV.

• O casamento mais longo da história durou 86 anos. Os americanos Lazarus Rowe e Molly Weber, do Estado de New Hampshire, casaram-se em 1743. Tinham 18 anos. O casamento só acabou quando ele morreu aos 104 anos.

• No Sri Lanka, o jovem Khalid Mosood escreveu cerca de 700 cartas propondo casamento a uma jovem que ele conhecera na cidade de Galle. A moça acabou se casando com o carteiro.

• No Egito, Mohammed Abdel Rahman, de 29 anos, se matou na noite de seu casamento ao descobrir que sua futura sogra havia trocado os papéis no cartório. Ele viajou a negócios e deixou toda a papelada com ela. Ao preenchê-la, porém, a sogra resolveu colocar o nome de sua filha mais feia.

• O distribuidor de revistas norte-americano Todd McDevitt pediu Maribeth Castelli em casamento por meio de uma história da Mulher Maravilha. Ele procurou o editor-chefe da DC Comics, Paul Levitz, e lhe perguntou se seria possível publicar a proposta. O editor da revista, que acabou topando e o pedido apareceu na página 20 da publicação número 179 e foi elaborado por Phil Jimenez com base em fotos do casal.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: