Fitoterapia: saiba mais!

A Fitoterapia é o modo de tratamento que utiliza as plantas medicinais como recurso terapêutico. Ela passou a ser reconhecida como prática médica, a partir de 1988 e vem crescendo em todo o mundo. Saiba agora,
quais são os principais alimentos ou ervas que atuam como medicamentos na prevenção do envelhecimento:

Alho: Previne o endurecimento das artérias, é vasodilatador; facilita a diminuição da pressão arterial. Atua como antioxidante e estimula as defesas do organismo no combate aos vírus da gripe e herpes. Excelente antisséptico natural. Deve ser ingerido, preferencialmente cru, entre 2 a 6 dentes por dia.

Alecrim: Suas folhas possuem atividade antioxidante e previnem o cansaço físico e mental. O seu óleo essencial previne infecções respiratórias: use 3 gotas para um copo d’água fervendo em inalações à noite.

Orégano: Além de auxiliar na digestão difícil, também previne infecções respiratórias quando usado o seu óleo essencial. Polvilhar na pizza depois de assada, para não perder as suas propriedades.

Hortelã da folha crespa: Atua nos protegendo dos radicais livres, que causam o envelhecimento celular. Incluir 1 colher de sopa das folhas picadas em saladas.

Couve mineira: Rica em vitamina A, B e C, fortalece as defesas do organismo. É também expectorante. Pode ser tomado o suco com 1 folha para 1 copo d’água.

Gengibre: Previne gripes e atua como descongestionante e antiinflamatório.

Agrião: Excelente expectorante.

Erva-doce e canela: São excelentes neutralizantes dos radicais livres. Podem ser utilizados regularmente no tempero de alimentos. Basta 1 a 2 gramas por dia.

Erva Cidreira: Previne o estresse e auxilia na melhoria da qualidade do sono. Seu chá pode ser tomado frio ou quente, 1 hora antes de dormir. Dose: 2 colheres de sopa cheia de folhas frescas picadas para 1 copo de água.

Alga de água doce: Fortalece o sistema imunológico. Anti intoxicante e antioxidante. Protege das doenças degenerativas. Previne estresse, estafa, fadiga. Melhora a pele e a celulite.

Clorofila: É o pigmento verde dos vegetais. Previne as anemias. Cicatrizante e restauradora dos tecidos. Previne gripes e resfriados.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
26/05/2010 - 18h12m.
Como é importante a FOTOTERAPIA, ela é um modo de tratamento que utiliza as plantas medicinais. Como é importante sabermos como usar as folhas, as plantas em suma as ERVAS, como: Alecrim, Orégano, Hortelã da folha crespa, Couve Mineira, muito rica em vitaminas A,B e C., Gengibre, Agrião, Erva doce e canela, Erva Cidreira, Alga de água doce e Clorofila, estas são muito importantes, mais existem muito e muito mais! Vamos usar e ter saúde!