Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

Por que o espinafre foi escolhido para deixar o Popeye forte?

O motivo é simples: o criador do personagem, o cartunista americano Elzie Crisler Segar, quando era criança, recebia conselhos de um velho marinheiro escocês. O tal marinheiro dizia sempre:
“se quiser ficar forte e ser capaz até de derrubar um elefante, coma muito espinafre”. Já adulto, o cartunista criou o marinheiro Popeye, inspirado no amigo escocês. A primeira aparição foi numa tirinha de jornal, em 17 de janeiro de 1929. Como o personagem era muito forte, para explicar toda aquela força, o cartunista deu todo o crédito ao espinafre.

E mais: por causa do Popeye, na década de 30, o consumo de espinafre cresceu 33% nos Estados Unidos.


Se tanto o Pateta quanto o Pluto são cachorros, por que só o primeiro fala?

É que no mundo fantástico criado por Walt Disney, Mickey, Donald e Pateta são animais que se comportam como gente. Eles podem falar, usar roupas, dirigir carros e até ter animais de estimação. Esses personagens são uma caricatura do ser humano. Já o Pluto é um cachorro mesmo, o animal de estimação do Mickey, que é um rato! São situações inusitadas que acontecem nas histórias em quadrinhos e nos desenhos animados.

No início, o Pluto nem tinha nome. Era apenas um cachorro sem nome, em 1930. Só quando o cão foi adotado pela Minnie e logo tornou-se o inseparável companheiro de Mickey, é que veio o batismo com o nome de Pluto.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
11/04/2010 - 15h51m.
Alexandre, hoje quando você abriu o Programa eu estava começando a tomar café. Assisti todo ele com muita atenção. Atenção que você merece por ser o grande "Alexandre Ferreira"!
As perguntas malucas eu não consegui mesmo acertar por mais que procurasse com que os meus (miolos) trabalhassem. Só que fiquei esperando o final do programa, quando ouvi as respostas.
Jamais poderia saber. Vivendo e aprendendo!