Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

• Onde e como surgiu o Futebol de botão?

O futebol de botão, conhecido também como futebol de mesa futebol de mesa, surgiu em
Campinas, São Paulo. É isso mesmo! O criador do jogo é Geraldo Décourt. Nos anos 1930, Geraldo inventou a brincadeira, que chamou de "Celotex", o nome do material do qual eram feitos os botões que usava. NA década de 70 a brincadeira virou febre entre a garotada e as grandes fábricas de brinquedos começaram a fabricar os botões. Hoje, tem até o “Dia do Botonista”, que é comemorado em 14 de fevereiro. A data foi instituída em 2001, pelo então governador de São Paulo Geraldo Alckmin. O dia 14 de fevereiro foi escolhido para ser o “Dia do Botonista” porque é a data de nascimento do criuador do jogo, Geraldo Décourt.


• Onde e como surgiu o Ioiô?

O ioiô não surgiu em São Paulo. O brinquedo foi criado do outro lado do mundo: na China. E há muito tempo! Há TRÊS MIL anos. O brinquedo era feito com dois discos de marfim e um cordão de seda. Muito tempo depois, o jogo se espalhou pela Europa. O nome "ioiô" vem do tágalo, que é uma língua falada na região indonésia. Por5 lá, caçadores chegaram a usar o ioiô como arma de caça. E, na França, os soldados de Napoleão também usavam o brinquedo, mas aí era por pura diversão, entre uma batalha e outra.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
06/04/2010 - 13h29m.
PERGUNTAS MALUCAS DE DOMINGO:

O Jogo de botão que eu joguei muito e era muito agradável que as vezes disputávamos em uma mesa, naquela época (era uma mesa velha), de fato na época de 1970 era a coqueluche do momento. Sobre os demais detalhes do jogo, aprendi hoje no seu Blogger!

IOIÔ! Este eu sabia que era de origem chineza, como era bom disputar um torneio de IOIÔ, tivemos o mesmo lindos eram importados, depois chegamos a ver até os mesmos de plástico! Disputar com fé e força em vários sentidos era uma forte de jogar