Dia da Empregada Doméstica: parabéns!

27 de abril é o dia da empregada doméstica. Santa Zita é a padroeira das domésticas. Ela nasceu na Itália, no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa. Começou a trabalhar como doméstica aos 12 anos de idade.
Simples, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar, todas as manhãs, da Santa Missa. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, conquistando a admiração dos patrões. Conta a lenda que, certa vez, os demais empregados da casa encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa. Santa Zita foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregadas domésticas e na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa.


Oração à Santa Zita:

Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soubestes ser solícita como foi Marta, quando servia Jesus, em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que me impõem os meus trabalhos domésticos: ajudai-me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos. Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu. Santa Zita, ajudai-me. Amém.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Parábens para todas as empregadas domésticas pelo seu Dia, muita felicidade para essas profissionais que são a rainha de seus lares e dos lares dos outros.

Beijos