Pergunta Maluca - Domingo na Globo:

  • Quem atribuiu o título de Cidade Maravilhosa ao Rio de Janeiro?

Foi Coelho Neto, chamado de "Príncipe dos Prosadores Brasileiros". Coelho Neto, que era maranhense, foi escritor, jornalista, professor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Ele criou este título para a cidade do Rio de Janeiro em 1908, no jornal "A Notícia". Em 1934, o compositor André Filho, que era baiano, lançou a música que acabou transformada em Hino da cidade do Rio de Janeiro.


  • Um mineiro, de apelido Camundongo, fez muito sucesso no Rio de Janeiro, nos anos 40 e 50. Qual era o nome verdadeiro do Camundongo e o que ele fazia?

Camundongo era o apelido de Antonio dos Santos (Mineiro, de Diamantina). Ele era chamado assim porque, apesar de baixinho, tinha pernas muito fortes. Aos 88 anos de idade, Camundongo pedalava pelas ruas do Rio de Janeiro uma carroça, onde morava. Era uma “casa automóvel”. Camundongo, que era sapateiro de profissão, ganhava a vida tocando, numa vitrola, discos de sua coleção. Quem quisesse ouvir uma determinada música teria de pagar três cruzeiros.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

3 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
28/02/2010 - 12h55m.
"CIDADE MARAVILHOSA", foi o nome que Coelho Neto, aquele grande Professor maranhense e um dos criadores da Acadêmia Brasileira de Letras em 1908, deu ao Rio de Janeiro, almoçando num dia na Colombo, com amigos este assunto foi comentado (no ár), eu que sempre gostei de ouvir coisas da (velharia do meu País), anotei em minha memória. Os anos se passaram, quantos? Não sei, só que hoje 27 de fevereiro, o nosso GRANDE "ALEXANDRE FERREIRA", colocou na Pergunta Maluca aí comecei a pensar e quando ao final do Programa ele dava a Resposta, que nós achavámos que sabíamos. Foi grande! Meu prezado Alexandre!

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
27/02/2010 - 13h04m.
Alexandre, você fez mais duas perguntas malucas: CAMUNDONGO, nunca eu havia escutado falar, não sabia mesmo da existência deste senhor que circulava pelas ruas, com o seu veículo e tocava músicas, cobrando um determinado valôr. Se tornou conhecedissímo. So que eu aprendí hoje.

Ainda você perguntava sôbre uma peça de mobilíario. que era uma extenção me parece da cama. Não ouví a resposta, não sei o nome, e acho que você esqueceu de colocar em seu blogger. Por favôr coloque-a no próximo, para que possamos saber!

Evanir disse...

Procurava a resposta da pergunta maluca de hoje, pois sou carioca e amo o Rio de Janeiro. É na verdade uma cidade Maravilhosa. Só é triste que muitos de nós cariocas não temos acesso a tudo que o A Cidade Maravilhosa pode nos oferecer.

Um abração.
Evanir-Queimados-RJ